• Matéria: Português
  • Autor: Seulindopai
  • Perguntado 4 anos atrás

Ingredientes:
200g de couve manteiga sem os talos; 600g de batatas descascadas; 1 cebola; 1 ½ litro de água; 150 mililitros de bom azeite de oliva; 5 rodelas de chouriço; sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:
Primeiro lavar a couve e cortar bem fininho. Lavar bem, secar e reservar.
Cozinhar as batatas e a cebola em um litro e meio de água com a metade do azeite (setenta e cinco mililitros).
Depois de uns vinte minutos, com as batatas já cozidas, retirar tudo e passar tudo pelo liquidificador.
Voltar o caldo ao fogo e deixar engrossar por cinco minutos. Juntar a couve e tampar a panela. Cinco minutos depois, acrescentar as rodelas de chouriço e o restante do azeite. Salgar e apimentar a gosto.
A sopa deverá estar pronta depois de uns dez minutos da couve ter sido colocada.

1. Que tipo de verbos predominam na segunda parte do texto? Justifique o emprego desse tipo de verbo:

2. Normalmente, os verbos fazem referência a um sujeito com o qual concordam. Na segunda parte do texto, a que sujeito se referem os verbos?

3. Na norma culta, não se deve contrair a preposição com o artigo que encabeça o sujeito de um verbo. Levando isso em conta, reescreva a última frase do texto para adequá-la à norma culta.

4. Na oração “A sopa deverá estar pronta depois de uns dez minutos [...]”, temos uma locução verbal. Como ficaria essa oração com um único verbo? Comente a diferença de sentido entre as duas construções.

5. Na frase “Cozinhar as batatas e a cebola em um litro e meio de água com a metade do azeite (setenta e cinco mililitros).”, a informação entre parênteses é necessária? Justifique.

6. No texto há predominância de infinitivo impessoal. Tais formas verbais poderiam ter sido substituídas por outras sem que o sentido do texto sofresse alterações significativas. Que formas verbais poderiam ter sido usadas no lugar do infinitivo?

7. No texto, o autor preferiu usar frases curtas em ordem direta. Não há subordinação de ideias; as orações estão coordenadas entre si. Por que razão ele teria optado por esse tipo de frases?

Respostas

respondido por: Nisney
3

Que tipo de verbos predominam na segunda parte do texto? Justifique o emprego desse tipo de verbo:

R:  O tempo verbal que predomina é o presente do indicativo.

> A justificativa é de que o texto fala de uma verdade geral e atemporal.

Normalmente, os verbos fazem referência a um sujeito com o qual concordam. Na segunda parte do texto, a que sujeito se referem os verbos?

R: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. ... O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).

Na norma culta, não se deve contrair a preposição com o artigo que encabeça o sujeito de um verbo. Levando isso em conta, reescreva a última frase do texto para adequá-la à norma culta.

R: A frase fica assim :A sopa deverá estar pronta depois de uns dez minutos[ De A ] couve ter sido colocada "--> você irá pensar por quê? --->> você usou o verbo auxiliar (deverá )passando uma ideia que é "previsível" que ela estará pronta em 10 minutos , por isso este--/- /de A couve/.

Na oração “A sopa deverá estar pronta depois de uns dez minutos [...]”, temos uma locução verbal. Como ficaria essa oração com um único verbo? Comente a diferença de sentido entre as duas construções.

R:  A sopa estará pronta depois de uns dez minutos.

Na frase “Cozinhar as batatas e a cebola em um litro e meio de água com a metade do azeite (setenta e cinco mililitros).”, a informação entre parênteses é necessária? Justifique.

No texto há predominância de infinitivo impessoal. Tais formas verbais poderiam ter sido substituídas por outras sem que o sentido do texto sofresse alterações significativas. Que formas verbais poderiam ter sido usadas no lugar do infinitivo?

R: O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal

No texto, o autor preferiu usar frases curtas em ordem direta. Não há subordinação de ideias; as orações estão coordenadas entre si. Por que razão ele teria optado por esse tipo de frases?

R:


Seulindopai: vlww
Perguntas similares