. A pergunta que se precisaria responder é a seguinte. A que é que se visava, com esta instituição de reclusão, em suas duas formas: a forma compacta, forte, encontrada no início do século XIX e, mesmo depois, em instituições como escolas, hospitais psiquiátricos, casas de correção, prisões, etc., e em seguida a reclusão em sua forma branda, difusa, encontrada em instituições como a cidade operária, a caixa econômica, a caixa de assistência, etc.?FOUCAULT, Michel. “Conferência V”. In: A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2012, p. 112.A resposta a essas perguntas, segundo Michel Foucault, é que as instituições *
1 ponto
a)querem subjugar as pessoas.
b)têm o objetivo de punir os criminosos.
c)funcionam como um exercício autoritário do poder.
d)visam o controle social por meio da disciplina do corpo.
e)buscam uma forma de proteger a sociedade dos indivíduos subversivos.
2. UEM 2012(Adaptado)“O pensamento de Foucault gira em torno dos temas do sujeito, verdade, saber e poder. É um pensamento que leva à crítica de nossa sociedade, à reflexão sobre a condição humana. [...] Não há verdades evidentes, todo saber foi produzido em algum lugar, com algum propósito. Por isso mesmo pode ser criticado, transformado, e, até mesmo destruído. Foucault considera que a filosofia pode mudar alguma coisa no espírito das pessoas. [...] Seu pensamento vem sempre engajado em uma tarefa política ao evidenciar novos objetos de análise, com os quais os filósofos nunca haviam se preocupado. Entre eles se destacam: o nascimento do hospital; as mudanças no espaço arquitetural que servem para punir, vigiar, separar; o uso da estatística para que governos controlem a população; a constituição de uma nova subjetividade pela psicologia e pela psicanálise; como e por que a sexualidade passa a ser alvo de preocupação médica e sanitária; como governar significa gerenciar a vida (biopoder) desde o nascimento até a morte, e tornar todos os indivíduos mais produtivos, sadios, governáveis.”(ARAÚJO, I. L. Foucault: um pensador da nossa época, para a nossa época. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009. p. 225.)Segundo o texto, é correto afirmar: *
1 ponto
a)A renovação filosófica ocorre no contexto de afirmação positivista das ciências e fundação da subjetividade a partir da fenomenologia.
b)A relação entre saber e poder diz respeito a uma prática política, não só epistemológica.
c)A sexualidade desaparece como tema de análise filosófica em razão da repressão dos desejos individuais e coletivos.
d)A expressão “biopoder” significa a associação entre as potencialidades humanas e o divino.
e)O papel da filosofia é revelar verdades metafísicas, independentemente de serem contestadas ao longo da História.
3. Assinale a alternativa que melhor expressa a concepção estruturalista: *
1 ponto
a) O estruturalismo mostra que os fatos humanos têm a forma de estruturas, isto é, sistemas formados por termos cujo sentido depende da posição e da função que ocupam no todo;
b) O estruturalismo compreende que os fenômenos podem ser observados e explicados isoladamente, pelo que está explícito.
c)O estruturalismo parte do pressuposto que há um elemento essencial que compõe a existência humana.
d)O estruturalismo compreende que os fenômenos humanos têm sempre uma correlação com elementos espirituais.
4. As ideias de Foucault apresentam aspectos estruturalistas, como por exemplo, a ideia de que cada época apresenta uma estrutura de pensamento e que conhecer esta estrutura é fundamental para a compreensão da realidade. Em relação ao estruturalismo, é correto afirmar: *
1 ponto
a)é um método de análise das ciências humanas;
b)é uma etapa necessária à investigação em ciências da natureza.
c)é um método de análise empirista.
d)é um método que leva em consideração fatos isolados.
5. Com relação à origem das Ciências Humanas, qual alternativa está correta? *
1 ponto
a)Surgiram no século XVII, com o advento da Modernidade.
b)Surgiram no século VI a.C. com a filosofia.
c)Surgiram no século XXI, com a neurociência.
d)Surgiram apenas no final do século XIX.
6. Qual alternativa representa as dificuldades metodológicas encontradas nas Ciências Humanas? *
1 ponto
a)Objetividade: os eventos humanos são objetivos, claros e de fácil compreensão.
b)Complexidade: os fenômenos humanos resultam de múltiplas influências.
c)Imparcialidade: é a meta de toda pesquisa nas áreas de ciências humanas.
d)Neutralidade: os fenômenos humanos são sempre neutros, não dependem de interpretação.
7. Quais são as duas tendências que presentes nas Ciências Humanas? *
1 ponto
a)Tendência hermenêutica e tendência biológica.
b)Tendência antropológica e tendência ideológica.
c)Tendência naturalistas e tendência humanista.
d)Tendências racionalista e tendência empirista.
pessoal me ajudaaaaaa
Respostas
Poder disciplinar, corpos dóceis e práticas discursivas são alguns dos termos utilizados por Foucault para descrever a crítica da ideia de sujeito.
Michel Foucault entende que os discursos e práticas se vinculam à episteme de uma específica época.
Michel Foucault é um dos autores mais influentes nas universidades brasileiras.
Herdeiro de uma modalidade de pensamento característica do marxismo, este pensador francês, com seu toque, basicamente afirma que, diante de qualquer ideia ou afirmação, não interessa saber se ela é verdadeira ou falsa, se corresponde ou não à realidade dos fatos. Só interessa saber qual “esquema de poder” ela defende, e só há dois esquemas de poder: o dos “opressores” e o dos “oprimidos”, do mesmo modo como em Karl Marx há “burgueses” e “proletários”.
A pretensão de julgar as ideias pela sua veracidade ou falsidade é ela mesma um “esquema de poder” a serviço dos “opressores”, segundo Foucault. O problema é que, ao fazer tal denúncia, Foucault incide no que ele mesmo critica: sua pretensão de dizer a verdade denota um raciocínio circular que pouco ou nada diz:
- negar a verdade é uma forma de dizer uma verdade.
Retoricamente, a filosofia de Foucault permanece firme como técnica de denúncia e crítica de qualquer "esquema de poder" imaginável . Seus longos estudos sobre o sistema penitenciário, à instituição dos hospícios e à história da sexualidade mostram um sério esforço de provar com fatos e documentos - questionáveis por alguns historiadores - a correspondência entre as ideias e os grupos de interesse que elas, no seu entender, representavam.
Fica a questão, contudo:
- tal forma de desmascarar revela, de fato, a verdade sobre o assunto tratado, ou não é, pelo contrário, uma nova e sofisticada forma de mentira?
Ao reduzir toda vida humana às estruturas (epistemes) - até a herança biológica humana estaria presa nestas estruturas - Foucault dá o tom característico do pensamento contemporâneo: a denúncia incessante de "poderes" por trás de cada noção humana estabelecida histórica e naturalmente.
As denúncias foucaultianas geram ainda outro problema: um "poder" em si não é nem bom nem ruim. Ao removê-los via crítica, Foucault também remove aquelas dimensões do pensamento humano e da ação que permitem avaliar as virtudes relativas de nossas instituições. Assim, ele aponta para uma tirania ainda maior que aquela contra a qual ele luta.
Nas palavras de Roger Scruton, filósofo inglês, "sua busca de profundidade é o maior sinal de superficialidade. Ela não revela a essência do homem, de sua ação e pensamentos, mas somente a substancia subjacente da qual as instituições humanas e a própria vida são feitas."