A cidade do Rio de Janeiro (RU) é um símbolo da cultura brasileira e de suas contradições. Em 2016, ela recebeu da Organização das Ma- çoes Unidas para a Educação, a Glencia e a Cultura (Unesco) o titulo inedito de Património Mundial como Paisagem Cultural Urbana. O que foi reconhecido como o patrimonio não foi toda a extensão do município, mas sim uma área delimitada pela Unesco em conjunto como instituto do Património Histórico e Artistico Nadonal (phan), Essa área indus áreas rexs nas quais estilo marcos turísticos como o Corcovado e o Pão de Açúcar, mas também áreas pobres como a favela Santa Marta e o Morro da Babilonia. Na sua opinio, como esse reconhecimento pode contribuir para a vida dessas comunidades pobres? E como ela pode afetar o modo como a cidade é percebida por seus próprios moradores e pelas pessoas de todo o mundo?
Respostas
Além de ser considerada uma das mais belas cidades do mundo, a cidade do Rio de Janeiro acaba de receber um título inédito de Paisagem Cultural Urbana, declarada Patrimônio Mundial. O reconhecimento foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na última terça-feira (13)
Reconhecer a Cidade do Rio de Janeiro, (RJ) como um patrimônio da cultura brasileira, é uma forma de evidenciar que a Cidade Maravilhosa é um dos grandes pontos turísticos do mundo, possibilitando um forte aumento no turismo e hotelaria, contribuindo para a visão do nosso país em escala internacional.
Como podemos notar a influência dessa nomeação nas comunidades mais pobres?
Temos pontos positivos e negativos, onde o primeiro se refere a exposição do país no cenário mundial, e principalmente da cidade, trazendo investimentos em todos os setores, e, os negativos, onde os espaços segregados acabam se tornando excluídos daqueles que possuem um maior fluxo de turistas, a fim de dividir as classes sociais e favorecer o turismo.
Mais sobre o turismo:
https://brainly.com.br/tarefa/11896368
#SPJ2