Leia o texto abaixo.
Quando o ciclo da amizade se encerra
Tudo acontece repentinamente. Um dia vai se dar conta de que seus amigos já não se encontram tão mais disponíveis como antes. [...] E apesar de manter o carinho por determinadas pessoas, algumas entram em fases que não combinam mais com nosso estilo de vida. Sim, as pessoas também passam.
Nem todas as amizades são para sempre, algumas acabam, aliás a porcentagem de amizades que nos acompanham por décadas é ínfima1. E não se enganem, não há nada permanente, as amizades não são eternas e nós temos que deixá-las ir, [...].
Certa vez lendo Gloria Hurtado, um trecho me ficou na memória e, agora, parece cair como uma luva dentro dessa reflexão. “Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.”
Você continuará a sentir algo especial por algumas pessoas, mas quando se der conta, o acesso a elas não será mais tão simples. [...] Quando vir, estarão em outra sintonia.
A partir daí, ficará evidente uma mudança. Quando notar, as pessoas que você costuma desabafar sobre seus problemas pessoais com frequência já não são mais as mesmas. [...]
No dia que perceber isso, terá uma breve sensação de saudade referente a um tempo que ficou para trás, mas vai saber entender que os deveres/faculdade/trabalho/família ou qualquer outra desculpa comum, já tomaram a sua mente para te convencer que a ausência de um na vida do outro é um acaso inevitável da vida.
*Vocabulário:
1ínfima: muito pequena.
JOÃO GUILHERME. Quando o ciclo da amizade se encerra. In: Medium. 2020. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “... nós temos que deixá-las ir,...” (2º parágrafo), o termo destacado refere-se a
amizades.
décadas.
etapas.
pessoas.
portas.
PaneladePuredeBatata:
Amizades!
26-a
25-e
24a
23b
22e
21b
20e
19c
18a
17c
16a
15a
14c
13e
12a
11b
10a
9b
8c
7d
6d
5d
4e
3c
2a
1c
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
marcar tempo
Explicação:
respondido por:
6
O pronome "las" se refere a:
amizades
Explicação:
"[...] as amizades não são eternas e nós temos que deixá-las ir [...]"
> É preciso deixar as amizades ir.
É uma atividade sobre coesão referencial, pois foi usado um pronome para retomar um termo citado anteriormente no texto.
No caso, o pronome oblíquo "las" (derivação de "as") foi usado para evitar a repetição do substantivo "amizades", de modo a não deixar o texto cansativo.
Há três tipos de coesão referencial:
por anáfora - quando há retomada de termos e ideias;
por catáfora - quando há antecipação de termos e ideias;
por elipse - quando há omissão de termos.
Leia mais sobre coesão referencial em:
brainly.com.br/tarefa/23801764
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás