Respostas
Resposta:
Contorno também se pode usar como sinônimo de perímetro. Neste caso, o contorno refere-se às bordas ou aos limites de uma superfície: “Já iluminamos todo o contorno do campo”, “Aquilo que acontece fora do contorno, não é problema nosso”.
Pode-se calcular o contorno ou o perímetro de uma superfície somando cada um dos seus lados. Num quadrado cujos lados medem 20 centímetros, o seu contorno será igual a 80 centímetros.
Outra acepção de contorno diz respeito àqueles locais ou territórios que rodeiam uma cidade. Neste caso, o termo costuma ser usado no plural (contornos): “Os problemas sociais mais graves localizam-se nos contornos da capital, onde as infra-estruturas são deficientes”.
Contorno pode ainda ser um termo designado para quando uma pessoa faz um desvio, pega um outro caminho, a fim de chegar a um destino, por exemplo: “ele fez um contorno para chegar mais rápido até a casa de seu primo”.
O termo contorno pode ser usado nos mais variados contextos, por exemplo: “quando coloquei a mão no bolso senti o contorno da caneta do Charles” ou mesmo “ao deitar-me na areia, pensativo, o contorno do meu corpo ficou ali gravado” ou ainda “seus dedos deslizavam sobre o contorno da maçã do rosto dela, fazendo uma leve carícia”.
Também, em países como o Brasil, é usado o termo “contorno” para quando se vai fazer uma maquiagem, nesse caso é comum usar “técnica de contorno” ou mesmo “contorno facial”, sendo essa uma técnica de maquiagem que visa destacar os pontos positivos de um tipo de rosto.
Esse contorno pode ser feito com o uso de produtos líquidos ou mesmo com o uso de produtos de maquiagem em pó.
A técnica de contorno consiste em fazer uso de produtos com o objetivo de destacar determinadas áreas e conferir em menos destaque para outras. Um exemplo do que a técnica de contorno pode fazer é afinar o nariz, diminuir o tamanho da testa, etc, pois o uso estratégico de produtos como base, pó, corretivo, iluminador, entre outros, ajuda a dar a impressão disso.
Explicação: espero ter ajudado