• Matéria: Física
  • Autor: robertocjb
  • Perguntado 9 anos atrás

um corpo é lançado do solo para cima segundo um angulo de 30 graus, com velocidade de 80m/s.

considerando g= 10m/s^2 e raiz quadrada 3=1,7


lucas0150: Qual variável você está buscando? O alcance? A altura máxima?
robertocjb: altura maxima

Respostas

respondido por: lucas0150
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OK! Vamos supor que o objeto arremessado é um militante do PT (foi o primeiro desenho que eu encontrei na minha pasta de imagens, heheh). Calcule as componentes horizontal e vertical da velocidade, Vx = V cos 30º e V0y = V sin 30º. A velocidade horizontal é escrita como Vx, sem o zero, pois ela permanece constante no decorrer da trajetória. Já a velocidade vertical, Vy, é escrita como V0y pelo fato de não permanecer constante ao longo do caminho; ela está sendo constantemente reduzida pela aceleração da gravidade, que está continuamente "puxando" o corpo para baixo.
Estamos particularmente interessados na componente vertical da velocidade, que é dada por

(V_0 )_ y=V_ 0 \sin{30}=\frac{1}{2}V=\frac{1}{2}(80)=40 \textrm{ m/s}

Quando o corpo tiver alcançado seu ponto mais alto (a altura máxima), a velocidade vertical Vy será nula. Usando a função horária da velocidade,

 V_y={(V_0)}_y +at

onde a é a aceleração da gravidade, a = -g, podemos obter o tempo necessário para que o corpo alcance o ponto mais alto da trajetória:

 V_y={(V_0)}_y -gt \therefore 0=40-10 \times t \therefore t = 4 \textrm{ s}

Conseguimos o tempo necessário para que o corpo alcance a altura máxima, mas não calculamos a altura máxima em si. Essa pode ser obtida usando a função horária do espaço, que, na direção vertical, é dada por

 [tex]y_{max} =y_0 +(V_0)_y t+\frac{at^2}{2}[/tex]

onde a altura inicial y0 é y0 = 0, V0y = 40 m/s, t = 4 s (obtido na equação anterior), a = -g = -10 m/s². Basta substituir os valores obtidos até aqui.

y_{max}=0+40 \times 4 -\frac{10 \times 4^2}{2}=0+160-80=80 \textrm{ m}

Eis a altura máxima! Isso conclui o problema.










Anexos:

lucas0150: A penúltima equação saiu errada. Ignore o [tex] e [/tex]...
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