Leia o texto e responda à questão.
O lobo-guará (à esquerda) e o puma (à direita).
REFÚGIOS DE PREDADORES
Apesar da extrema redução das áreas de vegetação nativa no cerrado paulista, devido ao desmatamento e à expansão do cultivo agrícola, os animais selvagens estão encontrando meios de sobreviver. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostra que espécies carnívoras se refugiam nas florestas de eucaliptos, tão comuns no estado como os canaviais. Durante a pesquisa foram encontrados dez animais carnívoros ameaçados de extinção, como o puma (Puma concolor) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), apesar da degradação ambiental na região.
De acordo com os biólogos autores do estudo, a sobrevivência dos animais na região depende de inúmeros fatores, como a presença de vestígios da vegetação nativa e de animais em posição inferior na cadeia alimentar.
Mas eles ressaltam que a plantação de eucaliptos não é a solução para reverter o risco de extinção dos animais carnívoros. “Os ambientes naturais possuem diversidade e complexidade que não podem ser alcançadas em uma monocultura como o eucalipto”, esclarecem. “É preciso orientar os agricultores para que pratiquem uma agricultura conservacionista”.
Fonte: MARQUES, Juliana. Ciência Hoje On-line, Rio de Janeiro, 17 out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 6 fev. 2009. (fragmento)
No terceiro parágrafo, os dois trechos entre aspas reproduzem
a.
o fato que ocorreu durante o estudo.
b.
a opinião do autor do texto.
c.
a fala dos pesquisadores.
d.
o resultado da pesquisa
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
C. A FALA DOS PESQUISADORES.
Explicação:
"MAS ELES RESSALTAM que a plantação de eucaliptos não é a solução para reverter o risco de extinção dos animais carnívoros." "Os ambientes naturais possuem diversidade e complexidade que não podem ser alcançadas em uma monocultura como o eucalipto", ESCLARECEM. "É preciso orientar os agricultores para que pratiquem uma agricultura conservacionista".
Espero ter ajudado! :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás