Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Rudolf Laban, nome artístico de Rezső Keresztelő Szent János Attila Lábán (Pressburg, atual Bratislava, 15 de Dezembro de 1879, Inglaterra, 1 de Julho de 1958), foi um dançarino, coreógrafo, teatrólogo, musicólogo, intérprete, considerado como o maior teórico da dança do século XX e como o "pai da dança-teatro
respondido por:
0
Resposta:
- Nascimento: 15 de dezembro de 1879 Bratislava
- Morte: 1 de julho de 1958 (78 anos)Weybridge
- Residência: Inglaterra
- Sepultamento: Weybridge Cemetery
- Cidadania: Hungria
- Filho(s): Azra von Laban
- Alma mater: Escola Nacional Superior das Belas-Artes
- Ocupação: coreógrafo(a), bailarino, bailarino(a), teatrólogo
Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Áustria-Hungria, atual Bratislava, Eslováquia. Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro.
Dedicou sua vida ao estudo e sistematização linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação.
Os pais de Laban eram húngaros. A família de seu pai tinha como origem a França e a de sua mãe a Inglaterra. Seu pai foi um Marechal que serviu como Governador das províncias da Bósnia e Herzegovina.
Em 1915 Laban criou o Instituto Coreográfico de Zurique, que teve ramificações na Itália, na França, e na Europa central. Em 1928 publica Kinetographie Laban, uma de suas grandes contribuições para o mundo da dança e da compreensão do movimento. Neste livro articula os princípios da Labanotation um dos principais sistemas de notação de movimento utilizados atualmente.
De 1930 a 1934 foi diretor da Allied State Theatres em Berlim. Em 1937 foge do nazismo indo para Manchester. Na Inglaterra redirecionou o foco de seu trabalho para a indústria, estudando o tempo e a energia despendida para realizar as tarefas no ambiente de trabalho.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás