Atividade 6 Leia o texto abaixo. O herói improvável da sala 13B Capítulo 1 O garoto inspirou enquanto a porta se abria. Era como se soubesse. A garota entrou na sala e, no intervalo de um batimento cardíaco, ele estava perdido. A garota caminhou na direção do semicírculo de cadeiras, sem exatamente sorrir, mas também sem hesitar. Era mais velha, com certeza. Provavelmente. Então era inútil, óbvio. Ela se sentou diretamente à sua frente, na outra ponta do semicírculo. Sem levantar os olhos, ela cruzou suas pernas [...] e jogou uma longa trança de cabelos negros para trás. No momento em que soltou o ar, o garoto estava apaixonado. [...] Sem nem saber como sabia, ele de alguma forma soube que, se ela quisesse, ele lhe daria tudo [...]. TOTEN, Teresa. O herói improvável da sala 13B. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016. Fragmento. Nesse texto, no trecho “A garota caminhou na direção do semicírculo de cadeiras” (2º parágrafo), o prefixo “semi-” foi utilizado na palavra destacada para apontar repetição. demonstrar quantidade. expressar oposição. indicar metade.
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é; (D) Indicar metade.
Explicação:
"Semi" significa metade, meio e/ou quase.
(Exemplo: semi-herbáceo, semi-interno, semi-novo, semi-sábio, semicírculo).
Bons estudos!
O prefixo "semi" neste caso serviu para indicar:
D. metade
O uso do prefixo "semi" neste construção
No texto "O herói improvável da sala 13B", temos que uma parte narrada indicou que uma série de cadeira estavam pela metade de um círculo. Observe que esta indicação foi dada apenas pelo prefixo "semi".
O prefixo, nesta situação, acabou mudando o significado de "semicírculo", pois o conceito final da palavra radical foi totalmente alterado, já que "semi" nos dá uma circunstância de algo inacabado.
Pois desta forma, a palavra e o prefixo foram usados corretamente, para indicar para os leitores como estava o local.
Veja mais prefixos em brainly.com.br/tarefa/47802445
#SPJ3