Na história, é citada a classe dos Mebenget. Com base na leitura desse mito, qual o papel dessa classe na sociedade Kayapó? Justifique sua resposta com elementos do texto. 8. Você aprendeu características da narração de mitos. Com base na leitura do mito Kayapó, responda a) Qual o tipo de narrador do texto? Justifique sua resposta citando ao menos uma passagem do texto. b) Pensando na simbologia do gênero mito, que efeito de sentido o emprego desse tipo de narrador pro duz no texto? 9. O tempo em que se passa uma narrativa é um de seus principais elementos, pois, entre outras funções, permite situar o leitor na história contada. a) É possivel precisar a época em que se passa a história contada no mito Kayapó? Justifique com um trecho do texto. b) Que efeito de sentido causa essa ambientação temporal no texto?
Respostas
Resposta:
7. De acordo o texto, a classe dos Mebenget é a classe dos guerreiros, como pode ser visto logo no início do texto: "Um dia, um experiente guerreiro da classe dos Mebenget descobriu no mato a cova de um tatu."
8. O narrador do texto está em 3ª pessoa do singular e não faz parte da história, é apenas observador, como demonstra o seguinte trecho: "Ele ficou muito curioso e com vontade de caçar o animal. Então começou a cavar."
9. a) Não se precisa especificamente a época em que se passa a história, no entanto, aparentemente a história se passa antes da povoação da terra, como se vê ao final do texto que diz o seguinte: "É por esse motivo, contam os antigos Kayapó, que uma parte desse povo continua morando no céu enquanto os demais se fixaram na Terra e a dominaram, tornando-se grandes conhecedores da floresta".
b) Dá um efeito de não exaurimento em um tempo definido, de universalidade.
Bons estudos!