• Matéria: História
  • Autor: madununes08
  • Perguntado 4 anos atrás

o domínio de kush sobre o egito​

Respostas

respondido por: blackskyy
1

reino de kush;

Entre 1580 a.C. e 1530 a.C., aproximadamente, o Egito conquistou o Reino de Kush. Durante o domínio egípcio, o governo na região da Núbia era exercido por um vice-rei de origem cuxita, nomeado pelo próprio faraó. Os cuxitas também eram obrigados a pagar tributos aos egípcios. Por volta de 1000 a.C., o Reino de Kush conseguiu se libertar do controle egípcio, embora o contato entre esses povos tenha permanecido.

Quando o Egito foi invadido pelo exército assírio, no século VIII a.C., para se libertar desse controle, um grupo de sacerdotes egípcios pediu ajuda a Piye, rei de Kush, que conseguiu expulsar os invasores e, assim, dominar o enfraquecido Egito. Após a conquista, toda a 25ª dinastia de faraós egípcios (de 750 a.C. a 660 a.C.) foi composta por reis núbios, conhecidos como faraós cuxitas ou, por alguns, como “faraós negros”.

Os faraós cuxitas usavam coroas enfeitadas com duas serpentes, que simbolizavam o controle de Kush e do Egito.

declinio:

Embora a união entre o Reino de Kush e o Egito tenha criado um poderoso império, os ataques assírios contra a região continuaram. O último dos faraós núbios, Tenutamon, foi derrotado e obrigado a voltar à cidade cuxita de Napata. Após a derrota para os assírios, os egípcios buscaram apagar grande parte dos vestígios deixados pelos faraós cuxitas que ali governaram. Muitos monumentos e estátuas de faraós cuxitas foram encontrados destruídos, com cabeças e pés esmagados.

Mesmo com o fim da dinastia dos faraós cuxitas, o Reino de Kush não desapareceu, sendo reorganizado ao redor da cidade de Méroe.

Seu declínio só ocorreu nos primeiros séculos da Era Cristã, provavelmente em razão da perda do controle das rotas comerciais até então existentes, do desmatamento para abertura de pastos, o que enfraqueceu o solo e baixou a produção de alimentos, e, também, de ataques de povos nômades, que causaram a ruína do comércio e a perda de regiões de mineração. Entre 320-350 d.C., o reino africano de Axum, situado ao norte da atual Etiópia, conquistou o Reino de Kush.

Economia

Inicialmente, os núbios viviam como nômades, dedicando-se à caça, pesca e coleta de alimentos. Assim como os egípcios, eles desenvolveram ao longo do tempo técnicas para represar e canalizar as águas do Rio Nilo. Ao utilizarem esses recursos, tornaram-se sedentários.

Até o fim da dinastia dos faraós cuxitas, a capital do Reino de Kush era Napata. Os cuxitas desenvolveram, nesse período, atividades ligadas à pecuária, com a criação de cabras, cavalos e burros. Com o fim da dinastia cuxita, a capital do reino foi transferida para Méroe, e as atividades passaram a ser mais dedicadas à agricultura, especialmente de trigo, cevada e sorgo ou durra (espécie de cereal similar ao milho e rico em proteínas), visto que as novas terras recebiam chuvas mais abundantes.

espero ter ajudado, bons estudos!

Estátuas dos faraós negros da 25ª dinastia, de origem núbia.

Anexos:

blackskyy: dedo até dói ;-;
Perguntas similares