Leia, abaixo, uma breve definição do que caracterizou o início do século XX, para Alfredo Bosi. O chamado Pré-modernismo, no Brasil, é
“Tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematizava a nossa realidade social e cultural.”
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 32. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.
Considerando a afirmativa, assinale a alternativa que foge à suposta regra apresentada por Alfredo Bosi.
a) "E o jantar correu assim, nesse tom. Quaresma exaltando os produtos nacionais: a banha, o toucinho e o arroz; a irmã fazia pequenas objeções e Ricardo dizia: "É, é, não há dúvida" — rolando nas órbitas os olhos pequenos, franzindo a testa diminuta que se sumia no cabelo áspero, forçando muito a sua fisionomia miúda e dura a adquirir uma expressão sincera de delicadeza e satisfação." (Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma)
b) "A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora de escravos — e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e estalar o bacalhau. Nunca se afizera ao regime novo — essa indecência de negro igual a branco e qualquer coisinha: a polícia! “Qualquer coisinha”: uma mucama assada ao forno porque se engraçou dela o senhor; uma novena de relho porque disse: “Como é ruim, a sinhá!”... O 13 de Maio tirou-lhe das mãos o azorrague, mas não lhe tirou da alma a gana. Conservava Negrinha em casa como remédio para os frenesis. Inocente derivativo: — Ai! Como alivia a gente uma boa roda de cocres bem fincados!..." (Monteiro Lobato, Negrinha)
c) "O vaqueiro, porém, criou-se em condições opostas, em uma intermitência, raro perturbada, de horas felizes e horas cruéis, de abastança e misérias — tendo sobre a cabeça, como ameaça perene, o sol, arrastando de envolta, no volver das estações, períodos sucessivos de devastações e desgraças." (Euclides da Cunha, Os sertões)
d) "Ora bem; depois de se mostrar um pouco, o negro apeou a chirua e já meio entropigaitado começou a pastorejar a Tudinha... e tirando-se dos seus cuidados encostou o cavalo rente no dela e, aí no mais, sem um - Deus te salve! - sacudiu-lhe um envite para uma paradita na carreira grande." (Simões Lopes Neto, O negro Bonifácio)
e) "O País do Sol, como em geral todos os países lendários, era o mais comum, o menos surpreendente em idéias e práticas. Os habitantes afluíam todos para a capital, composta de praças, ruas, jardins e avenidas, e tomavam todos os lugares e todas as possibilidades da vida dos que, por desventura, eram da capital. De modo que estes eram mendigos e parasitas, únicos meios de vida sem concorrência, isso mesmo com muitas restrições quanto ao parasitismo." (João do Rio, O homem da cabeça de papelão)
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
hjzjssnzisndu baixo só pra saber se ainda tem eles estão bem graças de Deus abençoe a todos vocês e Paolla e Yuri vai fazer o que é título e Yuri vai ficar comigo de hoje realizado bdjjdjdmr
Alkaponne307:
Tá carente? KSKS
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás