Por muito tempo, os antropólogos acreditaram (com argumentos muito parecidos com aqueles utilizados pela teoria apocalítica da indústria cultural) que o mundo caminha para a homogeneização definitiva. Por isso a pressa de estudar as outras culturas antes que elas desapareçam, antes que tudo fique igual para sempre. O estudo de fenômenos como o mundo funk carioca mostra que novas diferenças podem ser criadas a qualquer momento, mesmo dentro de uma realidade „controlada‟ pelas multinacionais do disco e da televisão. VIANNA, Hermano. Funk e cultura popular carioca. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 3, n. 6, 1990, p. 244-253.
A) De acordo com o texto, o movimento funk pode ser considerado uma expressão cultural criada pelos jovens brasileiros? Cite duas razões que justifiquem a resposta.
B) A partir da concepção antropológica de cultura, haveria uma forma de hierarquizar estilos musicais? Explique.
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Resposta:
A)a produção cultural está ligada à interpretação da realidade: realidades diferentes,
dinâmicas e transitórias suscitam o surgimento de diferentes produções culturais
(como a dos jovens cariocas ligados ao funk);
— cada Cultura possui uma lógica interna própria, desenvolvendo-se a partir dos
significados que cada agrupamento de seres humanos confere à realidade em
que vive.
Explicação:
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