Respostas
O centro respiratório é um sistema complexo que controla a respiração em função das necessidades metabólicas e otimiza os gastos energéticos dos músculos respiratórios. Este sistema é capaz de manter os gases do sangue arterial dentro de limites estreitos, mesmo em circunstâncias fisiológicas extremas, como o esforço físico muito intenso ou a estadia em grandes altitudes, e num grande número de situações patológicas.
Explicação:
Centros respiratórios
O centro respiratório do tronco cerebral é formado por vários grupos de neurônios localizados, bilateralmente, no bulbo raquidiano e na ponte. É formado por 3 centros:
Centro pneumotáxico – Encontra-se no núcleo para-braquial medial e atua modulando a interrupção da inspiração. Essa interrupção se dá mediante aos variados estímulos químicos ou mecânicos. Pode também transmitir sinais hipotalâmicos para os centros bulbares, o que explicaria as respostas ventilatórias às emoções e às variações de temperatura. [1]
Grupo respiratório ventral (GRV) – Possui neurônios inspiratórios que enviam eferentes para os músculos intercostais e escalenos, e neurônios expiratórios, comandando os músculos abdominais. Localiza-se no nível dos núcleos retro e para-ambíguo. Recebe informações do GRD.[2]
Centros respiratórios.
- O centro respiratório do tronco cerebral é formado por vários grupos de neurônios localizados, bilateralmente, no bulbo raquidiano e na ponte. É formado por 3 centros: Centro pneumotáxico – Encontra-se no núcleo para-braquial medial e atua modulando a interrupção da inspiração.