Sobre o Povo Axum, explique como era organizado a questão:
a) Como surgiu:
b) Econômica:
c) Política:
d) Religião:
e) Cultura:
Respostas
Resposta: Como surgiu: Por volta de 500 a.C. surgiu na área uma cultura pré-Axumita, chamada Da'amat, com ligações culturais com o sul da vizinha península Arábica. De fato, desde o segundo milênio a.C. até o século IV d.C., a região de Axum foi colonizada por imigrantes sabeus vindos da península Arábica.
b) Econômica: A economia do Império Axum, nos Séculos I e II, seguiu o modelo básico que era empregado pelos egípcios (seus vizinhos mais influentes), se baseando na prática da agricultura e a exportação dos excedentes agrícolas pelas rotas comerciais que ligavam diferentes sociedades pelo Mar Mediterrâneo.
c) Política: Monarquia
d) Religião: Após a conversão do rei Ezana, toda a região da Etiópia e grande parte da região da Núbia receberam forte influência do cristianismo e a maior parte da população também se converteu, tornando Axum um império eminentemente cristão.
e) Cultura: Apesar de o grande ápice do Reino de Axum ter se dado entre os séculos III e IV d.C., e a sua capital ter sido fundada só em 100 d.C., suas raízes remontam a um período bem mais antigo, por volta do século V a.C, quando a região da Etiópia era habitada pela cultura Da'mat.
Explicação: O reino de Axum foi um dos mais poderosos da África. Chegou ao seu apogeu no século IV d.C., e neste mesmo século se converteu ao cristianismo. A história do reino de Axum está relacionada à das civilizações que se desenvolveram na África, abaixo do Egito. Isto é, nas antigas regiões da Núbia e da Etiópia.