8 Observe, ao lado, a reprodução de uma pintura de Johannes Vermeer (1632-1675) e outra de Han van Meegeren (1889-1947). Meegeren foi um falsário que imitava o estilo dos pintores holandeses. Apesar de falsas, suas telas eram tão boas que foram adquiridas pelo Museu de Amsterdam. Em seguida, responda às perguntas. a) Em que sentido as telas de Vermeer e de Meegeren são reais? b) E em que sentido a tela de Meegeren é falsa?
Respostas
a) no sentido de demontrar grandesa.
b) no sentido de que nem tudo que e verdeiro e bonito coisas falsas também podem ser bonitas e grandiosas.
a) As duas telas podem ser consideradas reais no sentido prático: podemos vê-las, apalpá-las, analisá-las e compará-las. Elas existem na realidade e são visíveis para os cinco sentidos humanos.
b) A tela de Meegeren, porém, é falsa no sentido artístico: trata-se de uma imitação feita por um falsário.
A arte, em sentido geral, é uma técnica de feitura, de criação, segundo Aristóteles. Antes da análise do conteúdo, é preciso estar ciente de que o processo de feitura e a forma em que a arte "se encarna" é tão ou amis importante do que o tema do qual trata.
No caso, o processo de formalização da arte é mera imitação de estilo, sendo nem sequer uma criação, mas uma simples ação, uma realização sem valor artístico como o original de Vermeer.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/30356141