. O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho e significados. Dançar a cultura de outras regiões é conhecê-la; é, de alguma forma, apropriar-se dela; é enriquecer a própria cultura. As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem, deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira
a. o Bumba-meu-boi, que é uma dança teatral em que personagens contam uma história envolvendo crítica social, morte e ressurreição.
b. a Quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebrações de origens pagãs, envolvendo as colheitas e a fogueira.
c. o Congado, que é uma representação de um reinado africano onde se homenageiam os santos através de música, cantos e dança.
d. o Balé, em que se utilizam músicos, bailarinos e vários outros profissionais para contar uma história em forma de espetáculo.
Respostas
Sob essa abordagem, deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira o Balé, em que se utilizam músicos, bailarinos e vários outros profissionais para contar uma história em forma de espetáculo.
Logo, o correto a se afirmar como resposta correta é a letra D, visto que o Bumba-meu-boi, a Quadrilha das festas juninas e o Congado estão incluídos em danças e festas populares regionais que se inserem na categoria de folclore brasileiro e o Ballet é um estilo de dança europeu.
A festa junina é forte na região do nordeste brasileiro, apesar de ser celebrada em outras regiões como no sudeste.
O Bumba-meu-boi é celebrado nas regiões norte e nordeste do Brasil.
O Congado é forte no nordeste do Brasil, mas também é praticado nas regiões sudeste e norte.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/28147475
Resposta:
2.
(ENEM 2010)
O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho e significados. Dançar a cultura de outras regiões é conhecê-la, é de alguma forma se apropriar dela, é enriquecer a própria cultura.
(BREGOLATO, R.A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2007).
As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem
deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira:
Resposta incorreta
A.
a) o bumba meu boi, que é uma dança teatral onde personagens contam uma história envolvendo crítica social, morte e ressurreição.
O bumba meu boi retrata a cultura do norte e nordeste do Brasil.
Resposta incorreta
B.
b) a quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebrações de origens pagãs envolvendo as colheitas e a fogueira.
Uma dança é considerada uma manifestação folclórica quando retrata a cultura de uma determinada região. A quadrilha das festas juninas associam festejos religiosos a celebrações de origens pagãs envolvendo as colheitas e a fogueira.
Resposta incorreta
C.
c) o congado, que é uma representação de um reinado africano em que se homenageiam santos através de música, cantos e dança.
Uma dança é considerada uma manifestação folclórica quando retrata a cultura de uma determinada região. O congado é uma representação de um reinado africano em que se homenageiam santos através de música, cantos e dança.
Você acertou!
D.
d) o balé, em que se utilizam músicos, bailarinos e vários outros profissionais para se contar uma história em forma de espetáculo.
Uma dança é considerada uma manifestação folclórica quando retrata a cultura de uma determinada região. Dentre as opções, o balé não é uma dança folclórica brasileira, mas uma dança clássica, que pode contar qualquer história em forma de espetáculo.
Resposta incorreta
E.
e) o maracatu, de origem africana, é uma dança folclórica típica da região nordeste do Brasil, representa a saída de pessoas adeptas às religiões
afro-brasileiras às ruas, para saudar os orixás.
Uma dança é considerada uma manifestação folclórica quando retrata a cultura de uma determinada região. O maracatu é uma representação que apresenta a saída de pessoas adeptas às religiões
afro-brasileiras às ruas, para saudar os orixás.