Respostas
Resposta:
Os dois casos de doping constatados na equipe romena de levantamento de peso aumentam para 50 o número de atletas flagrados no antidoping na história dos Jogos Olímpicos.
Os testes só passaram a ser realizados a partir dos Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México. O COI (Comitê Olímpico Internacional) só decidiu realizadar exames nos atletas após a morte do ciclista dinamarquês Knud Jensen na Olimpíada de Roma-1960, devido ao uso de drogas.
Jensen morreu de overdose de estimulantes. Ele havia se dopado com uma substância chamada Ronicol, um estimulante que aumenta a circulação.
O primeiro atleta flagrado no antidoping foi o sueco Hans-Gunnar Liljenvall, que foi desclassificado na prova do pentatlo moderno por equipes em 1968. No enatanto, ele não foi punido pelo uso de estimulantes, mas por ter apresentado níveis de alcóol no organismo acima do limite aceitável.
Até os Jogos de Atlanta-1996, 48 atletas foram apanhados no exame antidoping. O caso mais famoso é o do canadense Ben Johnson. Em Seul-1988, Jonhson venceu os 100 m rasos com novo recorde mundial: 9s79.
No dia seguinte, seu exame deu positivo para substância Stanozolol. Johnson foi desclassificado e a medalha de ouro retirada, beneficiando o norte-americano Carl Lewis, que havia terminado em segundo.
O primeiro caso de doping no esporte foi registrado em 1865, em Amsterdã, na Holanda. Foram realizadas dez análises laboratoriais, durante uma competição de natação, e em todas elas apareceram alguma substância produzida em farmácia.
Em 1886, foi registrada a primeira morte devido ao uso de estimulantes para melhorar a performance. O ciclista inglês Linton morreu na prova ciclística Bordeaux-Paris.
Na primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas-1896, o doping também esteve presente. Pastilhas em cuja formulação havia vários estimulantes, entre eles a cocaína, circulavam entre corredores e ciclistas.
O primeiro documento oficial a registrar a palavra doping só foi assinado em 1897, quando aconteceu a primeira desclassificação por uso de drogas.
O caso ocorreu quando o cartola inglês, Choppy Warburton, foi apanhado oferecendo a um ciclista um xarope de propriedades excitantes. Warburton foi afastado de suas funções sob a acusação