5) Pesquise duas obras de artistas brasileiros que produziram obras conceituais.
Respostas
Resposta:
NELSON LEIRNER
Considerado um artista polêmico, Nelson Leirner foi um importante representante do espírito vanguardista da arte conceitual no Brasil na década de 1960. Sua ideia de popularizar as obras de arte e introduzir a participação do público mostra como o artista estava inserido no contexto da arte conceitual.
Em 1974, Leirner criticou o regime militar por meio da série “A Rebelião dos Animais”, um relevante trabalho que fez com que o artista recebesse um prêmio como melhor proposta do ano.
ANNA BELLA GEIGER
Bastante estimulada pelo universo da Arte Conceitual, Anna Bella Geiger começou a explorar, a partir da década de 1970, novas linguagens para questionar a natureza e o lugar da obra de arte.
A produção da artista da época ficou marcada por seu caráter experimental, representado pela fotogravura, xerox, cartão-postal e vídeo, entre outras mídias, que retratavam a cultura nacional, o local do artista na sociedade e, é claro, o momento político do período.
Utilizando a cartografia com ironia e transgressão, o seu trabalho “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978) revela delimitações culturais, políticas e sociais, tratando de temas antagônicos, como a periferia e o centro.
CLAUDIO TOZZI
Com a intenção de propor um significado diferente para criar uma nova mensagem, o artista Claudio Tozzi abordava a linguagem dos meios de comunicação de massa de modo reflexivo e metódico. Logo, suas imagens foram construídas com forte influência gráfica, uma das mais importantes da arte conceitual.
Assim, a partir da década de 1970, seu trabalho começou a apresentar elementos metafóricos com o objetivo de propor reflexões à opressão cultural imposta pelo regime militar. A série “Parafuso” representa muito bem esse período, ao simbolizar, pela pintura, que esse objeto poderia perfurar um cérebro e prendê-lo a um determinado lugar.
ANTONIO DIAS
Com currículo exemplar, Antonio Dias foi o primeiro artista brasileiro a participar ativamente de eventos artísticos nas mais importantes instituições internacionais. As peças de seus primeiros anos apresentavam forte questionamento político, social e de censura. A partir de 1965, começou a estreitar o contato com a produção europeia, adotando, progressivamente, uma postura mais reflexiva e social.
CILDO MEIRELES
Em frente ao cenário político do país, Cildo Meireles criou objetos e instalações que questionavam a ditadura e a dependência do Brasil na economia global. Assim, com o objetivo de criticar o regime, o artista arquitetou uma série de trabalhos nas décadas de 1970 e 1980. “Inserções em circuito ideológico: Projeto Coca-Cola” é uma de suas obras mais marcantes.
Para essa experiência, Meireles inseriu a frase “Yankees GO Home” em garrafas de Coca-Cola, um importante símbolo do imperialismo americano. Além da temática política, esse projeto tinha como meta indagar sobre outros temas da arte conceitual no Brasil.
Explicação:
Espero ter ajudado :)