Respostas
Resposta:
Liberalismo : Trata-se de uma corrente de pensamento econômico, politico e social que apareceu para rebater o Mercantilismo, que foi um conjunto de medidas econômicas adotadas no continente europeu logo após o fim do Feudalismo.
Neoberalismo : Como dito, o Liberalismo clássico surgiu em oposição ao Mercantilismo e se fortaleceu com a Revolução Industrial. No entanto, foi deixado de lado pelo surgimento de uma outra corrente de pensamento, o Keynesianismo.
Resposta:
Pelo nome, a ideia geral que se tem é de que uma seja apenas a “reformulação” da outra, ou seja, a mesma concepção repaginada.
Apesar de serem muito confundidas, é preciso compreender que são duas correntes de pensamento diferentes.
E tem mais: as duas são muito utilizadas em diversos países ao redor do globo. Por isso, conhecê-las pode esclarecer diversas dúvidas que temos sobre os pensamentos econômicos que influenciam no nosso governo e, consequentemente, em nossas vidas cotidianas
Liberalismo
Devemos começar entendendo a corrente que veio antes, o Liberalismo. Essa doutrina surgiu já na modernidade, mais precisamente no século XVIII na Europa.
Neoliberalismo
Pelo nome, é possível presumir que o Neoliberalismo tem fundamento no Liberalismo. Essa corrente defende, principalmente, maior autonomia dos indivíduos na política e na economia e pouca intervenção estatal, apresentando concepções particulares.