Desenvolvimento de Produtos
QUESTÕES
1.1. Algumas inovações tomam grandes proporções. Elas modificam mercados inteiros – destronando produtos e processos até então consagrados – e dão origem a novos ciclos econômicos. São estas inovações que sustentam novos ciclos de prosperidade até que sejam substituídas por outras inovações. Ao processo “velho modelo – inovação – novo modelo”, Schumpeter denomina:
Ciclo virtuoso inovativo.
Ciclo imersão, ideação e prototipagem.
Destruição criativa.
Regeneração econômica.
Ciclo de estagnação, ideação e crescimento.
1.2. Ao lapidar a sua ideia para transformá-la em um software para controle de navegação de conteúdo web por crianças e adolescentes, Pedro organizou uma entrevista para validar suas hipóteses. Quais hipóteses para o par problema-segmento de clientes podem ajudar Pedro a demonstrar que o seu produto é percebido como útil para os clientes?
Pais de crianças e adolescentes reconhecem que têm dificuldade para monitorar a navegação que seus filhos fazem na internet; pais de crianças e adolescentes gostariam de ter acesso a uma solução para este problema.
Pais de crianças e adolescentes trabalham demasiadamente e não têm tempo para fiscalizar a atividade dos filhos na internet; pais de crianças e adolescentes preferem não deixar seus filhos acessarem a internet.
Pais de crianças e adolescentes não querem invadir a privacidade de seus filhos na internet; pais de crianças e adolescentes preferem não deixar seus filhos acessarem a internet.
Pais de crianças e adolescentes desativam a internet dos dispositivos eletrônicos antes de os darem a seus filhos; pais de crianças e adolescentes não sentem a necessidade de uma solução voltada para controlar a navegação na web pelos filhos.
Pais de crianças e adolescentes desativam a internet dos dispositivos eletrônicos antes de os darem a seus filhos; pais de crianças e adolescentes gostariam de ter acesso a uma solução para este problema.
1.3. Ao elaborar o plano de negócios para sua empresa, que atuará no segmento de software voltado para o setor imobiliário, você reconhece que é importante apresentar um bom plano de recursos humanos. Assinale a alternativa que melhor descreve exemplos abordados no plano de recursos humanos:
Realização da projeção de vendas; cálculo de indicadores financeiros; definição da localização da empresa.
Realização de pesquisa de satisfação com os usuários do sistema; divulgação, aos clientes, de novos produtos lançados; manutenção periódica do sistema.
Análise dos requisitos para desenvolvimento do software; definição dos procedimentos de implantação do software; definição do preço do sistema.
Definição dos critérios para recrutamento e seleção de pessoas chave, cronograma de contratações e planos de treinamento e desenvolvimento.
Análise de mercado; mensuração dos índices de satisfação com os usuários do sistema; definição do arranjo físico da empresa.
1.4. Quando Patrícia assumiu a liderança de uma indústria de eletrodomésticos, ela estabeleceu como primeiro objetivo transformar a cultura organizacional da empresa. As arraigadas tradições e os valores que os colaboradores possuíam foram sedimentados ao longo de muitos anos pelos executivos anteriores. As coisas eram feitas sempre da mesma forma e o pessoal era completamente avesso ao risco. Os funcionários sempre esperavam daqueles que ocupavam os cargos de liderança que tomassem a iniciativa para promoverem qualquer mudança. Mas Patrícia não culpa apenas os funcionários por esta postura, porque soube que os executivos anteriores reprimiam aqueles que “pensavam fora da caixa”. O desafio de Patrícia é enorme, motivo pelo qual ela o(a) contratou como consultor(a) para ajudá-la. O que você recomendaria à Patrícia, sabendo que o objetivo desta consultoria é criar uma cultura organizacional que fomenta a inovação na empresa?
Estipular um plano de remuneração baseado apenas no salário fixo, com o oferecimento de benefícios melhores, como plano de saúde e previdência privada.
Criar uma caixa de sugestões virtual para a coleta de novas ideias e sugestões. Os “donos” das melhores ideias seriam apenas homenageados, mas não recompensados.
Reorganizar as equipes em torno das similaridades de suas competências. Quanto mais semelhantes forem os perfis das equipes, mais elas trabalharão harmonicamente.
Promover maior participação das pessoas no processo decisório, vincular as recompensas ao desempenho em inovação e demitir aqueles indivíduos que não se adequarem à nova cultura.
Promover ciclos de treinamento anuais, ampliando a qualificação dos funcionários. Se, entretanto, depois de treinados os funcionários tomarem decisões equivocadas, eles devem ser desligados.
Respostas
Resposta:
1.1 ciclo de estagnação, ideação e crescimento
1.2Pais de crianças e adolescentes reconhecem que têm dificuldade para monitorar a navegação que seus filhos fazem na internet; pais de crianças e adolescentes gostariam de ter acesso a uma solução para este problema.
1.3Definição dos critérios para recrutamento e seleção de pessoas chave, cronograma de contratações e planos de treinamento e desenvolvimento.
1.4Promover ciclos de treinamento anuais, ampliando a qualificação dos funcionários. Se, entretanto, depois de treinados os funcionários tomarem decisões equivocadas, eles devem ser desligados.
2 Empatia, Definição, Idealização, Protótipos e Testes
A etapa da empatia é primordial para obter uma visão geral do cliente. É uma fase de conhecimento sobre necessidades e desejos. É usar a empatia para ouvir, ver e sentir. É perceber o cliente, colocar-se no lugar dele e enxergar o quê, como e quando uma ação é possível rumo a uma solução.
Etapa da definição, talvez seja uma das mais desafiadoras, uma vez que envolve a interpretação de todos os fatos adquiridos no processo de empatia. Para que uma definição do problema seja atingida, é preciso processar tudo o que foi dito e visto na etapa anterior, o que pode ser bastante trabalhoso e demorado.
Etapa da Idealização, podemos afirmar que idealizar é encontrar uma solução. Lembrando que não existe uma solução ideal, portanto a ideia é gerar o máximo de soluções possíveis, sempre com base nas necessidades apresentadas pelo usuário.
Etapa dos protótipos pede que a equipe transforme as ideias em prática. De acordo com a d.school, uma escola de Design Thinking, “um protótipo pode ser qualquer coisa com a qual o usuário pode interagir – desde uma parede de post-its, até um dispositivo, uma atividade de role-playing ou uma história em quadrinhos.”
A última fase é a fase de testes. É a hora de apresentar os protótipos criados ao cliente e buscar feedback. Essa etapa do Design Thinking serve para refinar ideias e soluções, e para aprender mais sobre o usuário.
3Críticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio do julgamento não pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta regra é a razão mais crítica para que a sessão de brainstorming não resulte. Esta regra é aquela que primariamente diferencia um brainstorming clássico dos métodos de conferência tradicionais.
Criatividade é bem-vinda: Esta regra é utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer ideia que lhe venha à mente, sem preconceitos e sem medo que isso o vá avaliar imediatamente. As ideias mais desejáveis são aquelas que inicialmente parecem ser sem domínio e muito longe do que poderá ser uma solução. É necessário deixar as inibições para trás enquanto se geram ideias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta também o número de ideias geradas.
Quantidade é necessária: Quanto mais ideias forem geradas, mais hipóteses há de encontrar uma boa ideia. Quantidade gera qualidade.
Combinação e aperfeiçoamento são necessários: O objetivo desta regra é encorajar a geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias dos outros.
Explicação: