A condição sanitária dos animais pode influenciar direta ou mesmo indiretamente diversos valores de índices zootécnicos como, por exemplo, a mortalidade, a natalidade, a viabilidade, o desmame, a conversão alimentar, o ganho de peso, o rendimento de carcaças, entre outros, com implicações de ordem econômica, especialmente nos rebanhos comerciais, mas também genética, afetando as estratégias de seleção, em plantéis incluídos em programas de melhoramento genético. Além do prejuízo no desempenho do rebanho, seja pelo comprometimento da qualidade da carne e do couro, ou por perdas no rendimento da produção, a ocorrência de enfermidades e de parasitas, quando não controlada, podem potencializar o risco de transmissão de determinadas doenças ao homem, as chamadas zoonoses, dentre as quais se destacam a brucelose, a tuberculose, a leptospirose e a raiva.
Disponível em: < https://cloud.cnpgc.embrapa.br/geneplus30/files/2018/07/Cap07_ManejoSanit%C3%A1rio.pdf >
Acesso em: 01/06/2021
Sobre o tema de "Controle Sanitário dos Rebanhos", para realizar esta atividade, realize os itens a seguir:
A) Descreva a importância do controle sanitário dos rebanhos para produção pecuária.
B) Descreva quais as implicações que podem surgir quando os controles sanitários não são obedecidos pelo setor produtivo.
C) Cite 2 exemplos de casos ou situações relacionadas ao controle sanitário que já aconteceram na pecuária.
OBSERVAÇÃO: Para realizar esta atividade, estude este conteúdo no livro da disciplina e em outros materiais do curso como aulas ao vivo, conceituais, materiais extras, etc... Você também pode buscar pelo assunto para se aprofundar mais acessando sites, outros livros, reportagens, vídeos, etc... Após acessar e estudar estes diferentes materiais, monte uma resposta com suas próprias palavras.
Respostas
a) A grande importância do controle sanitário na pecuária é prevenir que certas doenças se espalhem entre o rebanho, reduzir custos e perdas na produtividade e garantir a qualidade e segurança do produto final.
b) Uma das implicações é que em casos de confirmação de negligência no controle sanitário durante a averiguação no setor pecuário, todos os produtores ao entorno podem sofrer restrições comerciais. Isso ocorre justamente para impedir que alguma doença se espalhe entre os rebanhos ou afete a saúde do consumidor final. Além disso, outras implicações podem ser mais rigorosas como o abatimento de animais caso seja confirmado que o controle sanitário não foi feito corretamente e doenças tenham se espalhado.
c) Em 2007, um pecuarista da região de São Paulo foi multado por crime contra a saúde pública sem direito a perdão da multa pois atrasou a vacinação de Febre Aftosa do seu rebanho. Embora tenha sido o caso de um rebanho pequeno, as implicações foram muito rigorosas por ter posto em risco a saúde dos consumidores.
Outro caso foi a gripe aviária de galinhas em 1998 na China, em que vários pecuarista não souberam como controlar os casos da doença e por isso, perderam mais de 1 milhão de aves.