Entre 1500 e 1150 a.C. a civilização micênica floresceu. Sua economia era controlada pelo Estado, da vida rural ao comércio, tudo registrado por meio da escrita chamada Linear B. Esta escrita foi um instrumento de administração e controle, tendo sido pouco usada para o desenvolvimento da literatura e da reflexão. Como era administrativa e complicada, baseada em ideogramas e sinais silábicos, era conhecida na época apenas por um reduzido número de escribas. A língua usada era, contudo, o grego, ainda que primitivo.
A escrita mencionada pelo texto surgiu como resultado do contato entre os micênicos e os
cretenses.
dórios.
egípcios.
romanos.
(pfvr me ajudem eh para hj)
Respostas
Resposta:
D) Cretenses
Explicação:
A escrita Linear B é um silabário que foi utilizado pelos povos micênicos (Civilização Micênica) entre os séculos XV a.C. e XII a.C. Ela era usada para se escrever em Grego micênico, a forma mais antiga do grego que se conhece, e é derivada provavelmente da escrita denominada Linear A, que ainda não foi decifrada. A Linear B foi encontrada talhada em algumas tabuinhas de argila e vasos nos palácios de Pilos, Micenas, Tirinto e Tebas e em Cnossos e Cidônia.[1][2]
O primeiro objeto contendo tais inscrições foi identificado pelo arqueólogo Sir Arthur Evans em 1886, quando ele ainda morava em Oxford. Tendo sido informado que o objeto era originário da ilha de Creta, Evans visitou a ilha em 1893, 1895 e 1896 em companhia do amigo John Myres.
Resposta:
a
Explicação: