1) A Civilização mesopotâmica era na verdade vários povos, organizados em cidades-estado independentes, e que em alguns momentos históricos tiveram alguma civilização dominando as outras cidades, formando império, como o Babilônico. Baseado nessa afirmação, quais são os países atuais que estão localizados no que seria a região da antiga Mesopotâmia? *
1 ponto
a) Sudão, Egito e Israel. Juntamente com outras civilizações como os egípcios, formavam o Minguante Fértil, uma região que ligava a Ásia com a África.
b) Turquia, Cazaquistão e Rússia. Juntamente com outras civilizações como os egípcios, formavam o Nova Fértil, uma região que ligava a Ásia com a África.
c) Turquia, Iraque, Irã, Kuwait e Síria. Juntamente com outras civilizações como os egípcios, formavam o Crescente Fértil, uma região que ligava a Ásia com a África.
d) Egito, Somália, Etiópia. Juntamente com outras civilizações como os egípcios, formavam o Cheia Fértil, uma região que ligava a Ásia com a África.
2) A região mesopotâmica marcada por ser um espaço geográfico de clima quente, solo infértil e árido, foi berço de uma das mais antigas civilizações da Antiguidade. Quais foram as primeiras cidades mesopotâmicas, os dois principais rios da Mesopotâmia e qual a relação com o significado em grego da palavra Mesopotâmia? *
1 ponto
a) Entre as cidades mesopotâmicas estão Tebas e Nínive. Mas a cidade da Babilônia também está muito próxima, junto com Nippur. Os Rios Nilo e Sargão dão o significado em grego à palavra Mesopotâmia, que significa “terra de passagem”.
b) Entre as cidades mesopotâmicas estão Meroé e Nínive. Mas a cidade da Babilônia também está muito próxima, junto com Nippur. Os Rios Nilo e Jordão dão o significado em grego à palavra Mesopotâmia, que significa “terra desconhecida”.
c) Entre as cidades mesopotâmicas estão Lagash e Babilônia. Mas a cidade de Assuã também está muito próxima, junto com Nippur. Os Rios Tigre e Sargão dão o significado em grego à palavra Mesopotâmia, que significa “terra de areia”.
d) Entre as cidades mesopotâmicas, as mais antigas foram Ur e Uruk. Mas a cidade da Babilônia também está muito próxima, junto com Nippur. Os Rios Tigre e Eufrates dão o significado em grego à palavra Mesopotâmia, que significa “terra entre rios”.
Respostas
Resposta:
1 - C
2 - D
Explicação:
1 -
A) nem Sudão, nem Egito e nem Israel estão na Mesopotâmia. O Sudão não compõe o crescente fértil, e o texto nem está falando desta região.
B) nenhum desses países fazem parte da Mesopotâmia, mas sim da Anatolia e das estepes asiáticas.
C) correto.
D) nem Egito, nem Somália nem a Etiópia fazem parte da Mesopotâmia. O Egito faz parte do delta do Nilo e da ponte Ásia-África, e a Somália e Etiópia fazem parte do Chifre da África.
2 -
A) falso. Sargão foi o nome de um governante da Arcádia, não o nome de um rio.
B) falso. O Rio Jordão está em Israel.
C) vide letra A.
D) O que restou.
Resposta:
1-C
2-D
Explicação:
1- c) Turquia, Iraque, Irã, Kuwait e Síria. Juntamente com outras civilizações como os egípcios, formavam o Crescente Fértil, uma região que ligava a Ásia com a África.
2- d) Entre as cidades mesopotâmicas, as mais antigas foram Ur e Uruk. Mas a cidade da Babilônia também está muito próxima, junto com Nippur. Os Rios Tigre e Eufrates dão o significado em grego à palavra Mesopotâmia, que significa “terra entre rios”