1.0) 5. Leia a letra da música “Iracema Voou” do compositor e cantor brasileiro Chico Buarque e, em seguida, assinale a alternativa incorreta, levando em consideração as semelhanças e diferenças com a personagem homônima (de mesmo nome) do romance de José de Alencar:
Iracema Voou
Chico Buarque
Iracema voou
Para a América
Leva roupa de lã
E anda lépida
Vê um filme de quando em vez
Não domina o idioma inglês
Lava chão numa casa de chá
Tem saído ao luar
Com um mímico
Ambiciona estudar
Canto lírico
Não dá mole pra polícia
Se puder, vai ficando por lá
Tem saudade do Ceará
Mas não muita
Uns dias, afoita
Me liga a cobrar
É Iracema da América
a) No romance de Alencar, Iracema foge do sertão para o litoral e, com o passar do tempo, sente saudade do seu habitat natural, mas não mostra arrependimento. Na música de Chico Buarque, Iracema também migra, mas para os Estados Unidos (América) e, lá, vive na ilegalidade (“Não dá mole pra polícia”) e também não se arrepende (“Tem saudade do Ceará / Mas não muita”).
b) Em Iracema de Alencar, a índia é encontrada pelo colonizador moderno, Martim, uma alusão ao deus greco-romano Marte, o deus da guerra e da destruição. Na música de Chico, ao contrário, é Iracema quem vai ao encontro com a modernidade, que, no contexto atual, é a América do Norte.
c) Tanto no romance de Alencar quanto na música de Chico as duas Iracemas deixam seu povo para conseguir uma vida melhor (Iracema de Chico “Leva roupa de lã”, enquanto Iracema de Alencar quer viver a vida ao lado do branco europeu). Esse desejo de ambas representa a vontade de construir uma América melhor, mais próspera. Daí a relação do anagrama entre as palavras “América” e “Iracema”.
d) Na música de Chico, a figura de Iracema continua presente em nossa história, possuindo novas personalidades em novos contextos, mas permanecendo a mesma, em essência, a da “representação do brasileiro e de suas raízes, de seus dilemas e capacidade de sobreviver às vicissitudes do estrangeiro” lembrando-nos de momentos da colonização, exploração e escravidão, aspectos de nossa cultura que permanecem análogos aos do tempo do Romantismo brasileiro.
e) A Iracema da música de Chico Buarque é retratada por ele como uma forte mulher brasileira imigrante que lava chão e “Vê um filme de quando em vez”, mas ainda sim uma Iracema, mais voltada a ser como uma mulher contemporânea. A Iracema original de Alencar é completamente idealizada como uma heroína indígen
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Uma carta de reclamação é algo muito sério. Sua reclamação precisa ser fundamentada, precisa ter
argumentos. Observe o trecho da carta da Ariel: Para vocês terem uma ideia, o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares e oceanos todos os anos são mais de 60 por dia. Nesse ritmo, até 2030 encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada quilômetro quadrado
a) Para quem você poderia escrever uma carta de reclamação? b) Quais informações você poderia colocar nessa carta para que ela tivesse um poder maior de
convencimento?
heitorcarfran90:
Obrigado
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás