Você como Engenheiro de Processos atua nas diversas plantas de fabricação espalhadas ao longo do Brasil. Recentemente a Magnetiza adquiriu duas empresas do mesmo ramo, porém com produtos finais distintos. A primeira delas produz ímãs destinados à fabricação de alto-falantes automotivos. Já a segunda empresa atua na produção de núcleos de transformadores, cuja matéria-prima básica são as ligas magnéticas macias.
Existe diferença entre os dois produtos quando os relacionamos com materiais magnéticos moles ou duros?
Respostas
Resposta:
Ímãs permanentes destinados à produção de alto-falantes são fabricados com materiais magneticamente duros em aplicações de transformadores. Sabemos que o material está sujeito a campos magnéticos e elétricos alternados e o material para sua confecção deve ser magneticamente macio.
Classificação das ligas magnéticas - O nome da liga está relacionado com as propriedades mecânicas e/ou metalúrgicas e podem ser do tipo Ligas Magnéticas Duras ou Ligas Magnéticas Macias.
As Ligas Magnéticas Duras, quando olhamos a curva de histerese desse material, se caracterizam pelo grande valor de Hc e alto Br. Tratam-se de ligas endurecidas com estruturas dispersas. São utilizadas na fabricação de imãs permanentes.
Já as Ligas Magnéticas Macias possuem valores pequenos de Hc e Br. Essas ligas são compostas em grande parte por metais puros com boa qualidade microestrutural. Têm sido utilizadas como ligas a serem submetidas à magnetização alternada, como núcleos de transformadores.
Explicação: