Respostas
Resposta:
Resposta. A descoberta de ouro na região de Minas Gerais foi a causa da expansão da América Portuguesa. Antes, a colônia estava restrita ao litoral. Milhares de pessoas correram para Minas, para trabalhar no garimpo
Resposta:
A expansão na América Portuguesa se deu das zonas litorâneas para o interior do país, contando, para tanto, principalmente com o avanço da pecuária e das expedições empreendidas pelos bandeirantes.
Como o modelo econômico brasileiro era de agricultura de exportação - para Portugal - ocupar, inicialmente, somente as zonas costeiras era "suficiente" para a colonização, só sendo o projeto "interiorizado" na medida que a população crescia - e precisava de mais gado, por exemplo - e as missões jesuíticas obtinham sucesso em "pacificar" os nativos.
Já a descoberta do Ouro se deu no final do Século XVII, por meio das expedições dos bandeirantes, e teve como principal centro produtivo as Minas Gerais.
Houve, inclusive, um conflito civil pelo controle das Minas - a Guerra dos Emboabas - entre estrangeiros (os "emboabas") e bandeirantes paulistas, tendo os estrangeiros, com o apoio da Coroa, vencido os bandeirantes e ocupado a exploração das Minas, pagando pesados impostos às autoridades coloniais portuguesas, como o Quinto e a Capitação
Explicação: