• Matéria: História
  • Autor: camposjenifer301
  • Perguntado 4 anos atrás

1- Quais foram os fatores que incentivaram as Grandes Navegações?
2- Que novas técnicas náuticas foram importantes para a expansão ultramarina?
3- Que fatores contribuíram para o pioneirismo português?
4- Como iniciou o expansionismo marítimo português?​

Respostas

respondido por: lelegordinhabop9796g
2

Resposta:

1- Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI. O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo. A centralização monárquica portuguesa aconteceu ainda no século XIV com a Revolução de Avis, Portugal foi considerado o primeiro reino europeu unificado, ou seja, foi o primeiro Estado Nacional da história da Europa. Além do fato da unificação portuguesa, a Revolução de Avis consolidou a força da burguesia mercantil que, conforme vimos acima, investiu pesadamente nas Grandes Navegações. Estudiosos como Diegues (2010), Tengarrinha (2001) e Silva (1989)1 que analisaram Portugal nos séculos XV e XVI, afirmaram também que os portos de boa qualidade que eram existentes no país influenciaram bastante no processo do pioneirismo português. Outro motivo não menos fundamental que os outros expostos, que ajudou no processo do empreendimento português, foi o estudo náutico realizado na Escola de Sagres, sob o comando do astuto infante D. Henrique, o navegador (1394-1460).

2-Um dos pontos que primeiramente diferencia o caso português está relacionado ao processo de formação de sua monarquia nacional. Ao contrário dos longos e desgastantes conflitos que marcam a grande maioria dos processos de formação das monarquias nacionais, Portugal formou um estado centralizado em um relativo curto período de tempo. Já no século XIV, a chamada dinastia de Avis havia fixado uma situação política estável naquele país. Além disso, devemos também salientar alguns outros aspectos de ordem histórico-geográfica que contribuíram enormemente na vanguarda marítima lusitana. A sua posição geográfica privilegiada transformava o litoral português em ponto de chegada e partida de várias embarcações que circulavam por diversos mares e, principalmente, pelo Oceano Atlântico. Não por acaso, a classe mercantil desse país teve a oportunidade de firmar laços comerciais com diferentes nações.

3- As navegações contribuíram muito para a relação de disputa entre as nações europeias, seu principal interesse era a conquista de novas rotas comerciais para chegar a Ásia e conseguir especiarias.

4-Os navegadores portugueses tomaram a região do Celta, no norte da África, em 1415, local inicial do domínio expansionista marítimo português. Em 1492, Portugal dominou o comércio marítimo do oceano Atlântico.

Explicação:

centralização política dos reinos absolutistas; ou seja aliança política entre os reis e a burguesia mercantil interessada na lucratividade da expansão ultramarina; divulgação da fé cristã para povos de outros territórios; aperfeiçoamento das técnicas navais.

espero ter ajudado '-'


camposjenifer301: Obgd mesmo
lelegordinhabop9796g: denadinhaaaaa
lelegordinhabop9796g: Se precisar estou aqui pra te ajudar. ☺️
camposjenifer301: Obrigada
lelegordinhabop9796g: disponha☺️
Perguntas similares