Questão 1 Leia a seguir trecho do "Nosso Credo", escrito por Roberto Wood Johnson, fundador da empresa Johnson & Johnson "Somos responsáveis para com nossos empregados, homens e mulheres que conosco trabalham em todo o mundo. Cada um deve ser considerado em sua individualidade. Devemos respeitar sua dignidade e reconhecer seus méritos. Deve haver igual oportunidade de emprego, desenvolvimento e progresso para os qualificados. Devemos ter uma administração competente e suas ações devem ser justas e éticas" (JOHNSON, 1943) Fonte: JOHNSON, Robert Wood. Nosso Credo. A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir, no que se refere a Gestão de Carreiras da Johnson & Johnson 1. Trata-se de uma política de Gestão de Carreiras retrógrada, tendo em vista que foi escrita em 1943. II. Apesar de ter sido escrita em 1943, traz conceitos e aplicações atuais no que se refere à Gestão de Pessoas. III. Em 1943, a empresa já tinha uma postura visionária ao estabelecer metas importantes para a Gestão de Carreiras IV. Apesar de ser uma política de Gestão de Carreiras inovadora para a época, ela não valoriza o funcionário Agora, assinale a alternativa correta.
Respostas
O conceito de gestão de carreiras adotados pela empresa em questão é bastante importante, tendo em vista que apesar de ter sido escrita em 1943, traz conceitos e aplicações atuais no que se refere à Gestão de Pessoas, alternativa II)
A gestão de carreiras em si, referi-se a a um conjunto de práticas que possui como objetivo a estruturação de um caminho que deve ser trilhado na trajetória profissional de um indivíduo.
Com isso, ela precisa ser pensada para longo prazo, focando não só no cargo/função ocupado pelo funcionário, mas também nas possibilidades de promoção.
A Johnson & Johnson traz consigo uma forma inovadora de gestão de carreiras, a qual ela adotava desde 1943, e isso fica perceptível no momento em que o texto afirma que é preciso ofertar emprego para aqueles que estão capacitados para exercê-los.
Bons estudos!