1. No comparação entre os textos no poema de Manuel Bandeira, há uma ressignificação de elementos da função referencial da linguagem pela * 1 ponto
a) utilização da forma indireta, visando informar o leitor, aludindo à função referencial da linguagem.
b) narração em 3ª pessoa, neutra, parcial e subjetiva confrontando a linguagem poética (versos, ritmos poéticos e musicalidade).
c) enumeração de ações, com foco nos eventos acontecidos à personagem do texto.
d) apresentação de elementos próprios da notícia, tais como quem, onde, quando e o quê.
Leia um trecho do poema
“E agora, José?”, de Carlos Drummond de Andrade. José E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta? e agora, José? [...]
2. O que a repetição dos versos “E agora, José?” e a escolha da pontuação revelam? * 1 ponto
a) uma incerteza.
b) uma opinião.
c) uma possibilidade.
d) uma certeza.
Respostas
Resposta:
1. d) Apresentação de elementos próprios da notícia, tais como quem, onde, quando e o quê.
2. a) Uma incerteza.
Explicação:
1 - No poema de Manuel Bandeira, há uma ressignificação de elementos da função referencial da linguagem pela apresentação de elementos próprios da notícia, tais como quem, onde, quando e o quê, e ainda, apresenta narração em 3ª pessoa, neutra, imparcial e objetiva confrontando a linguagem poética (versos, ritmos poéticos e musicalidade) com o tom prosaico - uma paródia da linguagem jornalística.
2 - A repetição dos versos “E agora, José?” e uso do ponto de interrogação, revelam uma incerteza. Essa pergunta que se repete ao longo de todo o poema e que no decorrer vai assumindo cada vez mais força, transforma-se num mote e no motor do poema.
Classroom
2º TRI | L. Portuguesa | 3ª Série | Aula 57 | 25/06/2021
01. No comparativo entre os textos no poema de Manuel Bandeira, acontece uma ressignificação de elementos da função referencial da linguagem por meio da apresentação de elementos próprios da notícia, tais como quem, onde, quando e o quê. Portanto, LETRA D.
02. No poema, a repetição dos versos “E agora, José?” e a escolha da pontuação revelam uma incerteza. Portanto, LETRA A.
O poema trata-se de um gênero textual que é dividido em versos e estrofes. Cada uma das estrofes é composta por versos.
Os poemas são classificados levando em consideração a disposição dos versos e, também, de outros elementos estruturais. Entre essa classificações (ou nomes específicos), temos por exemplo:
- rapanha,
- poema-colagem,
- haiku,
- soneto,
- poema-figurado,
- poema-dramático,
- etc.
Veja também:
- https://brainly.com.br/tarefa/43254817
Bons estudos!