Respostas
Resposta:
Explicação:
A Cultura Muçulmana ou Islâmica é tão heterogênea quanto à quantidade de povos que a mantêm, sobretudo em regiões da África e Ásia.
Contudo, ela comunga os aspectos que tangem a religião islâmica. Importante notar que a própria palavra “muçulmano” deriva do árabe (“aslama”) e significa “submetido a Deus”.
Características da Cultura Muçulmana
Homens Muçulmanos Orando
Portanto, todo muçulmano é um sujeito convertido ao Islão (do árabe, “rendição”). Portanto, os termos “cultura muçulmana” e “cultura islâmica” se confundem, uma vez que aqueles aspectos influenciam dimensões da vida moral e política da sociedade muçulmana.
Características da Cultura Muçulmana
Originalmente, a cultura muçulmana teve lugar entre os pastores semitas das diferentes tribos que foram reunidas pelo profeta Maomé.
Após sua morte, em 632, a Arábia foi unificada e teve início a expansão do Império Árabe. Ele esteve totalmente embasado nos preceitos do islamismo sendo liderado por um califa.
O sistema sociopolítico indicado pelo profeta e escrito nos livros sagrados da religião muçulmana se espalhou pelos mares Mediterrâneo, Vermelho e pelo Oceano Índico.
Ali, estabeleceram grandes rotas comerciais. Além disso, a cultura maometana em formação encontrou-se com as culturas bizantina, persa, chinesa e indiana, assimilando-lhes os aspectos culturais ao mesmo tempo em que preservava os costumes e crenças dos povos conquistados.
Por outro lado, vale destacar que os muçulmanos são divididos entre Sunitas e Xiitas.
Os Sunitas seguem os ensinamentos do Alcorão (ou Corão) e da Suna. Eles foram liderados por All-Abbas, tio do profeta Maomé após a sua morte.
Já os Xiitas, são seguidores de Ali, genro de Maomé, e utilizam única e exclusivamente o Corão como forma de orientação sociopolítica.
Em seguida, podemos apontar a “Sharia”, o conjunto de leis baseadas nas escrituras sagradas como o “livro do direito muçulmano” e o guia de comportamento.
Neste sistema, os documentos legais são menos importantes que a palavra dita, a qual é tão importante quanto à posição social.
Originalmente, os muçulmanos se destacaram na agricultura, com suas técnicas de irrigação para produzirem algodão, cereais e laranja. Além dela, destacam-se as manufaturas para a produção de tecidos de algodão, artefatos de vidro e fabricação de aço.
Outro destaque vai para a arquitetura muçulmana, responsável pela criação de magníficos de palácios, mesquitas e escolas. Destacam-se a influência bizantina e persa, com suas cúpulas, minaretes e colunas torcidas, decoradas por arabescos.
Do ponto de vista científico e cultural, os muçulmanos foram os responsáveis pela preservação e difusão da cultura helênica. Permitiram, assim, que o legado grego beneficiasse a cultura ocidental europeia.
Igualmente, os matemáticos muçulmanos criaram o sistema de numeração indo-arábico. Contribuíram para a evolução da trigonometria e álgebra, assim como seus físicos fizeram importantes contribuições nos estudos de refração da luz e da óptica.
Seus químicos descobriam os ácidos nítrico e sulfúrico, o nitrato de prata, o carbonato de sódio e os processos de destilação, filtração e sublimação que lhes permitiram produzir o álcool.
Seus médicos realizaram importantes estudos para desvendar as causas da tuberculose.
Na filosofia, tiveram muita influência os filósofos Aristóteles e Platão. Na literatura, as obras mais conhecidas no mundo ocidental são “As mil e uma noites”, “As Minas do Rei Salomão” e “Ali Babá e os quarenta ladrões”.
Outro aspecto muito importante acerca da cultura muçulmana é o “Ramadã” (ou Ramadão).
Essa lei determina o incitamento espiritual em determinado mês do ano (nono mês do calendário islâmico) e o jejum que proíbe o consumo de comida ou água antes do pôr-do-sol.
Culinária
Características da Cultura Muçulmana
Culinária Muçulmana
De partida, vale frisar que alguns alimentos e bebidas são proibidos pela cultura muçulmana. São exemplos as bebidas alcoólicas e a carne de porco, além dos animais mortos em causas naturais ou por outro animal selvagem.
Portanto, a base da alimentação é composta por carnes de peixes, aves domésticas, cabras, gado, camelo e carneiro. Eles são servidos assados ou fritos e temperados com especiarias orientais.
A comida muçulmana é servida com pão (pão árabe), e degustada com grãos, verduras, legumes e frutas secas.