Respostas
Resposta:
1. Adrenalina
Responsável pela liberação de glicose no sangue e pelo aumento da taxa metabólica, a adrenalina é liberada durante a atividade física para que o corpo esteja apto na resposta que os exercícios irão provocar. Ela ajuda a nos manter alerta, aumenta a frequência cardíaca e acelera a queima de calorias, então é um ótimo hormônio para aqueles que desejam emagrecer.
2. Endorfina
Analgésico natural do corpo humano, a endorfina é a responsável por aliviar dores e reduzir a ansiedade. Ela é quem traz a sensação de bem-estar para o corpo, então o aumento da disposição mental e física, além de uma melhor resposta do sistema imune, são benefícios deste hormônio liberado no sangue.
Por reduzir a dor, a endorfina ajuda aqueles que precisam fazer tarefas ou exercícios pesados, colaborando com a longevidade da prática. Além disso, ela melhora a motivação e performance, pois traz a sensação de prazer na atividade e força de vontade para continuar.
3. Noradrenalina
Liberada em conjunto com a adrenalina, a noradrenalina terá efeitos semelhantes no corpo. Ela aparece no organismo durante exercícios muito intensos, pois é necessário um esforço do corpo para aguentar a carga. Ela ajuda a aumentar o gasto energético, então auxilia também na perda de peso e ainda ajuda na disposição para fazer atividade física.
A única ressalva para este hormônio é a quantidade liberada no organismo, pois em excesso pode causar mau humor, ansiedade e até estresse.
4. Hormônio do crescimento
O hormônio do crescimento é um estimulante direto para a lipólise, ou seja, ajuda na queima de gordura e é responsável pelo crescimento dos tecidos no corpo, então auxilia as pessoas a atingirem a estatura adulta adequada para a sua genética.
Ele ajuda também a síntese proteica, então melhora as condições do corpo na hora do exercício físico para construir a fibra muscular, além de ajudar nos treinos, pois diminui o tempo de recuperação.
5. Serotonina
Por fim, dentre os tipos de hormônios produzidos na hora da atividade física, está a serotonina, conhecida popularmente como hormônio da felicidade. Ela auxilia na estabilidade emocional, além de ajudar no humor do cotidiano. Além disso, ela ajuda a controlar a temperatura corporal e os níveis de colesterol, impactando também na boa digestão do corpo!
Sendo assim, para ter aquele ânimo diário, o esporte será uma saída para a produção deste e outros hormônios para o corpo. Praticar atividade física será um grande benefício no dia a dia, então vale a pena dedicar um tempo para a rotina esportiva.
São inúmeros tipos de hormônios que serão produzidos ou ativados na prática esportiva, e aqui foram alguns deles para seu conhecimento. Espero que tenham gostado do conteúdo!