) A respeito da regionalização da América como apontado nos mapas acima, podemos afirmar que: * b- O mapa 1 representa a divisão segundo aspecto econômico e o mapa 2 segundo o aspecto político./ a- O mapa 1 representa a divisão segundo o aspecto histórico-cultural e o mapa 2 representa a divisão segundo físico-geográfico./ d- Ambos tratam da representação do continente americano, a diferença foi apenas uma opção ilustrativa. / c- mapa 1 representa a divisão segundo o aspecto físico-geográfico enquanto que o mapa 2 representa a divisão segundo o aspecto histórico-cultural.
Respostas
Resposta:
Como está dividido o continente americano
A sua dimensão somada ao contexto histórico da América, como a questão da colonização, fez com que ele apresentasse características bastante distintas. Assim, houve a necessidade de regionalização do continente americano.
Mas há apenas uma forma de dividir o continente? Claro que não! A divisão depende da referência e da intenção do autor do mapa. Dessa forma, surgiram várias maneiras de dividir a América, mas apenas duas são as mais utilizadas: a geográfica e a cultural.
Divisão geográfica do continente americano
Primeiramente, você estuda o continente americano com uma divisão clássica em em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. A estrutura física, ou seja, a formação das bordas continentais, e a origem da ocupação europeia é que “mandaram” nessa divisão.
América do Norte
Apesar de a América do Norte englobar apenas Canadá, Estados Unidos e México, é um subcontinente relativamente grande. A maior parte do território está situado na zona climática subtropical. Mas o norte do Canadá já faz parte da na zona polar, e o centro-sul do México está situado na zona tropical do norte.
Enquanto as fronteiras entre os países aparece de forma bem retilínea – principalmente entre EUA e Canadá –, os limites litorâneos são bem recortados. No norte do continente fica localizada a Groelândia, que apesar de estar no continente americano, pertence à Dinamarca.
Lista de países da América do Norte:
Canadá
Estados Unidos
México
Para saber mais sobre a América do Norte, assista à esta videoaula do prof. Carrieri:
Valeu aí o resumo do professor Carrieri? Muito bom, mesmo. vale a pena ver de novo.
América do Sul
Esse subcontinente é formado por 13 países e o maior deles é o Brasil, ocupando 47,7% do território sul-americano. Como o Brasil faz parte de quase metade do território, as características físicas da América do Sul se assemelham com as dele.
Entretanto, existem algumas diferenças bem características. Uma delas é a Cordilheira do Andes, uma formação de dobramentos modernos na porção Oeste do subcontinente. Esta é única estrutura geológica que não tem participação do território brasileiro.
Grande parte da América do Sul fica entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Portanto, faz parte da zona tropical e da zona temperada. O subcontinente tem grande densidade pluviométrica (índice de chuvas), entretanto, é pequena em certas regiões, como no Nordeste do Brasil. A temperatura média nesta área é de quase 30 graus centígrados durante todo o ano.
Ao sul do continente o clima torna-se mais fresco e seco. Na Patagônia, no extremo sul, faz muito frio, formando um deserto atípico. Além disso, outro importante deserto marca esta região: o deserto do Atacama, localizado no Chile.
Explicação:SO LER