alguém pode ajudar por favor
SENSO COMUM VERSUS CONHECIMENTO
CIENTÍFICO
Há alguns meses nasceram duas gêmeas
xifópagas numa grande cidade brasileira. Uma
emissora de TV resolveu então explorar o
assunto, promovendo uma “mesa redonda”, da
qual fizeram parte um médico, e um
___________ kardecista. O médico abordou o
_______________ em termos
______________________: ele explicou o que
ocorre com os embriões humanos quando
gêmeos não se separam completamente no
útero materno a ponto de nascerem presos um
ao outro por alguma parte do corpo. O
kardecista escutou-o atentamente e, ao final da
exposição, argumentou que a
_________________ do médico era incompleta
porque deixou sem explicação o seguinte fato:
por que o fenômeno em questão ocorreu com
aquelas gêmeas em particular, e não com
quaisquer outras? A razão, ele argumentou, é a
de que em uma vida passada elas se odiavam
e, agora, para compensar, teriam que viver
grudadas uma na outra. Note-se que o
_________________ reivindicou estar
oferecendo uma explicação não só correta, mas
mais profunda que a do médico. O médico
explicava como gêmeos podem tornar-se
xifópagos. O __________________ pretendia
estar explicando por que o fenômeno aconteceu
com aquelas gêmeas e não com outras.
Dificilmente alguém diria que a explicação do
kardecista é aceitável em termos científicos.
Admitindo-se que a explicação do kardecista
não é científica, há de se perguntar: por que
não? O que há de insatisfatório em relação a
seu argumento? Seria o fato de evocar a
existência, não comprovada
_______________________, de vidas
passadas? Ou pode ter mais alguma coisa de
insatisfatório? Sim, há: o fato de ter sido dada a
_________________. É isto que uma
explicação __________________ deve evitar.
Note-se que o kardecista pretendia estar dando
um passo a mais em relação ao médico:
enquanto o ___________________ explicava
em termos gerais como gêmeos podem não se
separar completamente no útero, o kardecista
pretendia estar explicando por que com certos
gêmeos acontece isto.
Independentemente de se acreditar ou não em
vidas passadas, o argumento que o kardecista
formulou na citada mesa redonda não tem
validade científica porque não há possibilidade
de submetê-lo a qualquer _____________. Não
temos como testar se há vidas passadas, nem
se pessoas que se odiaram em vidas passadas
estão sujeitas a nascerem grudadas umas nas
outras em uma vida posterior. Por outro lado, o
mais grave deste argumento é seu caráter a
posteriori. Uma disciplina __________________
não pode se basear em argumentos formulados
a posteriori porque, neste caso, os argumentos
nunca podem ser _______________. Sempre
que nascerem gêmeos xifópagos podemos dizer
que isto ocorreu porque em vidas passadas eles
se odiavam. ________________ nunca podem
ser feitas, erros nunca podem ser apontados, e
não pode haver _________________ se erros
não puderem ser produzidos e corrigidos.
O argumento do kardecista é exatamente da
mesma natureza: em ambos os casos estamos
diante de um argumento a respeito do qual nada
se pode fazer a não ser acreditar no que está
nos sendo dito ou não. Não temos como derivar
alguma predição deste argumento nem como
dizer em que circunstâncias teríamos que
abandoná-los.
Para que um _________________ possa ser
considerado científico, é necessário podermos
especificar as condições em que ele deve ser
considerado ________
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esquece, vai esquece que é melhor
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