As setas indicam que as placas se movimentam em todos os sentidos gerando fenômenos tectônicos de diferentes magnitudes. Considerando as manifestações da dinâmica tectônica vinculadas às placas tectônicas e os pontos indicados na imagem, pode-se concluir que:
(A) no ponto I, há ocorrência de movimento tangencial onde se manifestam sismos de baixa intensidade.
(B) no ponto II, há colisão de placas com levantamento e enrugamento de rochas, definindo a formação de cordilheiras.
(C) no ponto III, a colisão entre as placas sul-americana e africana gerou uma imensa cadeia de montanha oceânica dobrada.
(D) no ponto IV, as forças geradas pelo movimento divergente de placas promoveu a formação de cadeias montanhosas dobradas alpinas.
(E) no ponto V, onde se formou o Himalaia, com o encontro convergente de duas placas continentais, não há ocorrência de sismos violentos por conta da formação de uma zona de obducção.
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
A alternativa correta é a letra (B) no ponto II, há colisão de placas com levantamento e enrugamento de rochas, definindo a formação de cordilheiras.
A Cordilheira é uma extensa cadeia de montanhas que surgem em virtude da colisão de placas tectônicas e estão localizadas mas margens da América do Sul. O clima no local é ameno, vegetação rasteira e neves em várias vezes ao ano.
As placas tectônicas são imensos blocos de terra que compõe a superfície terrestre. Tais placas estão em movimentos constantes que podem provocar colisão ou afastamento, resultando em terremotos, maremotos, montanhas, erupções vulcânicas dentre outros fenômenos.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás