Categoria: Autor: 2°BIM-FILO-Razão Negra Razão Negra
1) Qual é o primeiro momento constitutivo daquilo que Mbembe chama de devir-negro do mundo:
A) Séc. XI ao XIV, no qual a Europa ainda está imersa no período feudal.
B) Séc XV ao XIX, em que ocorre processos de escravização de populações do continente africano por parte da Europa.
C) Séc. XX até a atualidade, em que podemos falar de hibridismos culturais.
2) A respeito da luta pela emancipação, qual seria um marco fundamental no processo histórico descrito na aula de hoje?
A) A revolução francesa.
B) A revolução russa.
C) A revolta do Haiti.
3) Qual das alternativas abaixo melhor sintetiza a ideia de devir-negro do mundo, ideia fundamental do livro Crítica da Razão Negra:
A) Pelo fato de que o negro hoje é reconhecido, estamos caminhando para uma democracia racial.
B) A humanidade superou os erros do passado e, por isso, hoje conhecemos exatamente qual é a identidade negra e, assim, é possível difundi-la para todo o planeta.
C) Todos os povos subalternizados da atualidade, com os mecanismos de dominação coloniais e neocoloniais, experimentam nessa fase neoliberal a condição dessa ideia forjada e delirante do negro
Respostas
Resposta:
1- B) Séc XV ao XIX, em que ocorre processos de escravização de populações do continente africano por parte da Europa.
2- C) A revolta do Haiti.
3- C) Todos os povos subalternizados da atualidade, com os mecanismos de dominação coloniais e neocoloniais, experimentam nessa fase neoliberal a condição dessa ideia forjada e delirante do negro
Explicação:
Fiz no cmsp e tava certo
Na Razão Negra, Mbembe expõe como a cultura negra foi massacrada pelo Ocidente e as consequências dessa rejeição.
1.B. O filósofo Achille Mbembe é africano e nasceu em 1957. Atua como professor nas Universidades de Duke e Witswatervand. Ele é importante por pensar e refletir acerca do movimento negro no mundo.
Achille Mbembe propõe um novo pensar acerca da palavra "negro" e critica veementemente o Capitalismo e o Neocolonialismo em criar uma cultura comercial do que é ser "negro".
2.C. A revolta que aderiu à emancipação dos negros foi a do Haiti, pois representa politicamente a virada negra em um continente embranquecido e elitista.
3. C. Homens e mulheres pretos perderam sua identidade, porque o Capitalismo se apropriou da cultura africana como propósito de lucrar e enriquecer.
Assim, pensamentos antirracistas comprados pela sociedade são fajutos, porque mascaram a realidade do negro e criam uma esfera de arrependimento falso no mundo.
Com isso, a cultura negra se transformou em mercadoria provocada por discursos em favor do embranquecimento do preto e a sua "europetização" no Ocidente branco.
Link: brainly.com.br/tarefa/25987259