• Matéria: Geografia
  • Autor: fredcmendonca
  • Perguntado 4 anos atrás

quais sugestões foram dadas para reforçar os fundamentos economicos da CEI?

Respostas

respondido por: mariafernandam36
3

Resposta: O Fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1991, após uma tentativa de golpe de Estado contra o presidente Mikhail Gorbatchev, levou à dissolução da unidade existente entre os vários países que compunham a União Soviética e à independência deles.

Apesar da independência, alguns países decidiram manter um vínculo entre eles, cujo objetivo principal era o estabelecimento de um sistema econômico e de defesa entre as antigas repúblicas da União Soviética. Com isso, tinha início a Comunidade dos Estados Independentes, a CEI.

As primeiras repúblicas que assinaram o acordo, em 08 de dezembro de 1991, foram a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. Duas semanas depois aderiram à CEI as repúblicas da Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão e do Turcomenistão. A Geórgia aderiu à Comunidade apenas em 1993, retirando-se dela em 2009, após a Guerra da Ossétia do Sul.

Os três países bálticos que faziam parte da União Soviética – Letônia, Estônia e Lituânia – recusaram-se a compor a CEI após sua independência.

O país de maior influência na CEI é a Federação Russa, em virtude, principalmente, de seu poder econômico, político e militar. Apesar dessa influência, os demais países que compõem a CEI mantêm formalmente uma autonomia, garantida pela descentralização política conseguida com a independência em relação à estrutura administrativa da antiga União Soviética. Entretanto, na prática, há uma forte pressão russa em diversos assuntos dos países que fazem parte da Comunidade.

Explicação: Se mais alguém responder coloque a minha como melhor pfvr estou tentando virar especialista

Bons estudos

Perguntas similares