• Matéria: História
  • Autor: dudms
  • Perguntado 4 anos atrás

"Embora seja evidente a influência das idéias liberais européias nos movimentos ocorridos no país desde os fins do século XVIII, não se deve superestimar sua importância. Analisando-se os movimentos de 1789 (Inconfidência Mineira), 1798 (Conjuração Baiana), (...) percebe-se logo (...) No Brasil as idéias liberais teriam um significado mais restrito, não se apoiariam nas mesmas bases sociais, nem teriam exatamente a mesma função.
a) Em termos das influências de modelos externos, qual a diferença que se pode estabelecer entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?
b) Por que, segundo a autora, o liberalismo no Brasil teve um caráter limitado?


*respondam rápido pfvr*​

Respostas

respondido por: brabox2090
4

Resposta:

A) Já a Conjuração Baiana, apesar de também influenciada por fatores externos, tinha características bem próprias do Brasil e da Bahia, de modo que lutavam contra a instituição da escravidão, por exemplo, algo que não era uma "bandeira" comum nos movimentos revolucionários da época.

B) O Liberalismo no Brasil como instrumento de atuação no Estado e na sociedade brasileira tem se estabelecido de forma organizada desde 1831, na maior parte da história como oposição política ao conservadorismo, ainda que não se resumindo a esse papel. O liberalismo é uma filosofia política e moral baseada em liberdade e igualdade, defendendo a manutenção dos direitos individuais. 


cafolinebhwje: A-independência do Estados Unidos
brabox2090: Meno eu coloquei a resposta
respondido por: jlfsjoaolucas
1

Resposta:

Pq vcs tão apagando minha resposta foi boa Dani se deixa minha resposta

Caramba

Perguntas similares