Respostas
Resposta:
Vários fatores influenciam o clima europeu; latitude, relevo, maritimidade, correntes marítimas ( corrente do Golfo) e ventos da região Ártica, do Saara e principalmente do Oceano Atlântico. ... O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental.
Latitude – Ocasiona a variação da temperatura de acordo com o distanciamento ou a aproximação do Equador, onde o ângulo de incidência dos raios solares é perpendicular. Em geral, quanto maior a distância do Equador, menor a temperatura, devido a maior curvatura da Terra em relação à incidência da radiação solar, o que é anulado caso haja áreas de elevada altitude.
Altitude – Nas áreas ocupadas pelas grandes elevações, há a ocorrência de clima de montanha (frio de montanha). Isso ocorre devido, principalmente, à rarefação das partículas de gases (oxigênio), ocasionando menor retenção de calor.
Maritimidade – Por possuir litoral muito recortado, o continente europeu permite grande influência marítima, o que ameniza as temperaturas das áreas próximas da costa. A corrente marítima quente que influencia as águas do Atlântico Norte origina-se no golfo do México (corrente da deriva do Atlântico Norte) e é responsável pelos invernos menos rigorosos e maiores índices pluviométricos junto à costa noroeste.
Continentalidade – As áreas afastadas das massas oceânicas apresentam amplitudes térmicas mais acentuadas que as situadas próximas ao litoral. Esse fator influencia a aridez e causa grandes variações de temperatura em algumas regiões europeias.
Ventos – Durante o verão, o deslocamento de ventos quentes e secos, como o Simum e o Siroco, provenientes do norte da África, influencia na área mediterrânea, tornando-a mais seca. Durante o inverno, o deslocamento de ventos frios, como o Buram, provenientes do polo Ártico, torna as regiões setentrionais mais frias.