O excesso ou a falta de um hormônio, ou mesmo a dificuldade de ele ser reconhecido pelas células, piem em risco o equilibrio do organismo, desencadeando as chamadas disfunções hormonais. Entre elas encontram-se o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e o diabetes.
Pesquise e explique o que é cada uma dessas disfunções hormonais.
Respostas
respondido por:
3
Olá.
Hipotireoidismo
- Condição onde a glândula tireoide não produz a quantidade suficiente de hormônio da tireoide. A deficiência de hormônios da tiroide, chamada de hipotireoidismo, pode afetar, por exemplo, a frequência cardíaca, a temperatura corporal e todos os aspectos do metabolismo. O hipotireoidismo é mais predominante em mulheres idosas.
- Os principais sintomas incluem fadiga, sensibilidade ao frio, constipação, pele seca e ganho de peso inexplicável.
- O tratamento consiste na reposição hormonal da tireoide.
Hipertireoidismo
- Condição em que ocorre a produção excessiva de um hormônio pela glândula em forma de borboleta localizada no pescoço (tireoide), ou seja, é a produção em excesso do hormônio tiroxina. Pode acelerar o metabolismo.
- Os sintomas incluem perda de peso inesperada, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, sudorese e irritabilidade, embora os idosos não costumem apresentar sintomas.
- Os tratamentos incluem iodo radioativo, medicamentos e, às vezes, cirurgia.
Diabetes
- Grupo de doenças que resultam em muito açúcar no sangue (alto nível de glicose no sangue). Podendo provocar danos em vários órgãos, se não for tratado.
- Geralmente, não há sintomas. Quando ocorrem, os sintomas incluem sede ou micção em excesso, fadiga, perda de peso ou visão turva.
- Tratamento do diabetes, de qualquer tipo, é necessário usar medicamentos antidiabéticos que ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue, além de ser necessário realizar exames regularmente para verificar a presença de complicações.
Espero ter ajudado bons estudos!!
dani3793:
qual a alternativa burra
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás