Respostas
Resposta:
Vegetação Região Norte:
Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
Relevo Região Norte:
A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana.
Clima Região Norte:
O clima da região Norte é moldado de acordo com dois tipos: equatorial úmido – predominante em quase toda a localidade e marcado por elevadas temperaturas – e tropical continental, que resulta em duas estações bem definidas (chuvosa e seca).
Bacias Hidrográficas Região Norte:
A hidrografia da região Norte abrange duas bacias hidrográficas do Brasil: a bacia hidrográfica amazônica e a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia.
Vegetação Região Nordeste:
A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. Dependendo do clima e local, podem ser encontrados biomas diferentes, variando entre mangue, Mata Atlântica, vegetação de dunas, cerrado, caatinga, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.
Relevo Região Nordeste:
Predominam nessa região as terras baixas. A planície costeira estende-se por todo o litoral. É uma faixa estreita que se alarga nas proximidades da foz dos rios São Francisco, Paraguaçu e Jaguaribe. No Maranhão e no Piauí, essa faixa é bastante larga. Além das praias de rara beleza, aparecem as dunas e as salinas.
Climas da Região Nordeste:
O clima da região Norte é moldado de acordo com dois tipos: equatorial úmido – predominante em quase toda a localidade e marcado por elevadas temperaturas – e tropical continental, que resulta em duas estações bem definidas (chuvosa e seca).
Bacias Hidrográficas Região Nordeste:
Em decorrência da semiaridez, o Sertão Nordestino possui vários rios temporários ou intermitentes. Encontramos ainda os rios Jequitinhonha (Bahia), Capibaribe (Pernambuco), Parnaíba (entre o Maranhão e o Piauí), Gurupi e Mearim (no Maranhão).
Vegetação Região Centro-Oeste:
É no Centro-Oeste que se encontra a maior planície alagada do mundo: o Pantanal. Além dela, a vegetação que predomina é o Cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, espaçadas com tronco e galhos retorcidos.
Relevo:
Planalto Central: é formado por rochas cristalinas onde estão apoiadas camadas de rochas sedimentares. Na parte em que as rochas aparecem, na superfície, possui um relevo com ondulações. Já nas áreas rochosas e encobertas pelas camadas sedimentares são conhecidas como chapadas. As principais Chapadas são: dos Parecis, dos Veadeiros e Espigão Mestre, divisa entre as Bacias do Tocantins e do São Francisco.
Climas Região Centro- Oeste:
O clima predominante é o tropical semiúmido, com duas estações bem definidas – um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso. As temperaturas variam bastante: podem chegar a cerca de 40 °C nos meses mais quentes e 15 °C nos meses mais frios.
Região Sudeste:
Vegetação:A vegetação da região Sudeste varia de acordo com o clima, mas a maior parte da vegetação dessa região é formada pela Mata Atlântica, que se encontra bastante devastada por causa da urbanização e da expansão agrícola. No Estado de Minas Gerais, predomina a vegetação de Cerrado e de Caatinga.
Relevo Região Sudeste:
O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas. No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos.
Climas Região Sudeste:
No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos. O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.
Região Sul:
Vegetação:
Nessa região, destacam-se dois tipos de vegetação: as matas de araucária (predominantes nos planaltos) e os famosos campos (encontrados tanto nos planaltos quanto na Campanha Gaúcha).
Relevo:Ao sul da região, encontram-se formações de relevo mais plano, conhecidas como planície dos Pampas. A formação dos Pampas também dá nome ao tipo de vegetação rasteira, de gramíneas, mais encontrada no Rio Grande do Sul.
Climas: O clima predominante é o subtropical. Caracteriza-se por ter as estações do ano bem diferenciadas, com grandes variações de temperatura. É a região mais fria do País, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns lugares.