Você já estudou na disciplina de História sobre Pero Vaz de Caminha? Em 1500, Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel, na qual descrevia o Brasil que acabara de ser descoberto. Essa carta retratava nosso país apontando algumas características do solo brasileiro. Veja um trecho abaixo: O trecho "dar-se-á nela tudo" deu origem à expressão "em se plantando tudo dá". Marque a alternativa que mostra o significado dessa expressão. * 1 ponto a) Significa que as plantas crescem em qualquer lugar, indiferente do clima da região. b) Significa que cada espécie de planta cresce no solo e clima de sua origem. c) Significa que para um bom cultivo de plantas o solo não precisa ser muito fértil, basta ter um pouco de nutrientes e o plantio se desenvolve. d) Significa que cada espécie de planta cresce no solo e clima de sua origem, sem necessidade de água, mesmo tendo em grande quantidade.
Respostas
Resposta:
resposta 1 B) 2 D)
Explicação:
Sobre a carta de Pero Vaz de Caminha, a resposta é: ALTERNATIVA B
As cartas de Pero Vaz de Caminha a D. Manuel representam o movimento literário chamado "Quinhentismo".
O Quinhentismo ou literatura da informação, como movimento literário, iniciou-se com os relatos escritos em diários e epístolas dos navegantes ao descreverem suas viagens e com o que eles se deparavam.
Durante o século XVI, muitas terras estavam sendo "descobertas", principalmente por Portugal e Espanha, potências econômicas da época. Assim sendo, o Quinhentismo surge desse processo de novos conhecimentos sobre povos nativos até então desconhecidos e aspectos da natureza nunca vistos antes.
Com uma linguagem de fácil compreensão, abundantes adjetivos, descrições de lugares e sentimentos, narração de posses e marcos informativos, o Quinhentismo se tornou muito importante por ser fonte histórica ao dialogar com o advento das Grandes Navegações.