faca um texto explicando o surgimento do capitalismo e as quatro fases capitalista que foram necessarias para o mundo aderir ao capitalismo como sistema vigente
Respostas
Explicação:
O sistema capitalista é adotado em quase todo o mundo e começa a dar seus primeiros sinais de existência no século XV, com o enfraquecimento do sistema feudal.O sistema capitalista começa a surgir com a decadência do sistema de produção vigente até então: o feudalismo. O feudalismo teve início no século V e durou até o século XV.
Primeira fase do sistema capitalista: Capitalismo Comercial (Século XV – XVIII)
A fase do capitalismo comercial é também chamada de pré-capitalista. Naquele momento ainda não havia industrialização e o sistema estava baseado em trocas comerciais.
Segunda fase do sistema capitalista: Capitalismo Industrial (Século XVIII – XIX)
A passagem do capitalismo comercial para o capitalismo industrial se deu em meio à revoluções tecnológicas e políticas. A Revolução Industrial se inicia na Inglaterra em 1760, e tem como seu marco principal a introdução da máquina a vapor na produção, o que deu início à transição de uma produção manufatureira para uma produção industrial.
Terceira fase do sistema capitalista: Capitalismo Financeiro (Século XX)
O capitalismo financeiro se inicia no século XX, depois do final da Segunda Guerra Mundial. Essa nova fase tem seu início quando bancos e empresas se unem para obter maiores lucros. É nesse momento que surgem as empresas multinacionais e transnacionais, e se fortalecem as práticas monopolistas.
Guerra Fria e a vitória do sistema capitalista
Apesar de ser adotado em grande parte do mundo hoje, a hegemonia do sistema capitalista esteve em disputa durante décadas após a Segunda Guerra Mundial. O outro sistema econômico era o comunismo, que defendia o fim da propriedade privada em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Ao longo do conflito, Estados Unidos – defensor do capitalismo – e União Soviética – defensora do comunismo – disputavam a hegemonia mundial e buscavam o apoio de outros países para fortalecer seu posicionamento ideológico.