Respostas
densidade da água do mar é menor que a da areia.
Resposta:
Por conta de sua localização geográfica, a vegetação do Piauí possui muita diversidade em relação às suas características e aspectos físicos. Considerada como uma área de transição entre a Caatinga e a Mata dos Cocais, o Estado conta, com, pelo menos, quatro tipos de formações vegetais: Vegetação Litorânea (manguezais), Caatinga, Cerrado e a Mata dos Cocais.
Explicação:
Os Manguezais no Piauí
Presentes no litoral piauiense, os manguezais e a vegetação litorânea, são as formações vegetais menos abundantes no Piauí. Isso é justificado pela pequena extensão do litoral do Estado que é de 66 km – o menor do país.
Esse tipo de vegetação se desenvolve em solo salino – devida à influência do mar -, e em ambientes inundados e com baixa quantidade de oxigênio. Suas formações vegetais tem características morfológicas adaptativas a esse tipo pedológico, e inclui raízes áreas, crescimento rápido das copas das árvores e espécies retentoras de água.
Caatinga
Compondo 28,4% da vegetação do Piauí e presente em 63 municípios piauienses especializados nas regiões Sul e Sudeste do Estado, a caatinga está presente em locais que estão sob o clima Tropical Semiárido. Sua vegetação apresentam adaptações ao ambiente seco do Sertão Nordestino, com folhas grossas e pequenas e presença de espinhos em sua estrutura – para conter a perda de água pela transpiração.
Cerrado
Ocupando uma área de 115.500 km² (47,3% da extensão territorial piauiense), o Cerrado é outro tipo de vegetação no Piauí. Espacializada nas regiões Sul e Norte do Estado. Sua formação vegetal é caracterizada pela presença de árvores de médio e pequeno porte, que em geral, possuem troncos retorcidos e cascas grossas. Em locais próximos a cursos hídricos, a fisionomia da vegetação se altera, apresentando árvores de grande porte e com folhas mais verdes.
Mata dos Cocais
Situada na região Noroeste do Estado, próxima à divisa com o Maranhão, a Mata dos Cocais é considerada uma mata de transição entre a Floresta Amazônica e a Caatinga.
Sua vegetação caracteriza-se pela presença de palmeiras, árvores estacionais semideciduais (árvores de grande porte, que perdem as folhas durante o período de estiagem) e o predomínio de carnaúba e babaçu, cujos frutos são essenciais para o sustento da população local.