1. [...] uma rede de crédito se espalhou por toda a Europa. Para o oriente até Constantinopla, a oeste para Barcelona, a Londres ao norte, e finalmente a Nápoles e Chipre, no sul. No centro dessa teia de usura estava Florença. Na mesma época, essa cidade da Toscana produziu, ainda, alguns dos melhores exemplares de pintura e arquitetura. Jamais blocos de pedra haviam sido tão bem cortados e ajustados. E nunca paraísos tão belos pintados nas paredes das igrejas. Em uma família, especialmente, os dois fenômenos — serviços bancários modernos e arte inigualável — estavam intimamente ligados e até mesmo se sustentavam mutuamente.
Glossário
usura: empréstimo a juros altos.
Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019. (Adaptado.) O texto é um trecho da descrição do livro O Banco Médici, de Tim Parks.
Explique o papel da burguesia e da família Médici na arte produzida em Florença na segunda metade do século XV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A família Médici teve um papel importante no desenvolvimento do Renascimento, visto que ela enriqueceu durante o renascimento comercial, obteve controle sobre a cidade de Florença, além de chegar a colocar um membro no topo da Igreja Católica, como papa.
Explicação:
Naquela época viveu Maquiavel, que professou suas ideias na obra O Príncipe, que foi produzida enquanto o mesmo encontrava-se na prisão, cujo objetivo era ganhar a simpatia e instruir o governante Lourenço de Médici a governar Florença.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás