A chuva, classificada de acordo com suas características, é resultado da precipitação de água sobre a superfície terrestre. A chuva é um fenômeno natural caracterizado por precipitações de água. Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor condensa, se transformando novamente em água. • Orográficas: ocorre no momento em que as massas de ar úmidas são impedidas de seguir seu trajeto pelos elementos do relevo, como uma montanha, então as nuvens ganham altitude e se agrupam provocando a precipitação.• Convecção: desenvolve quando a temperatura está elevada e há uma grande evaporação, o vento vertical leva o vapor para as altitudes ocasionando o resfriamento, assim produz a precipitação ou chuva. Esse tipo de chuva é conhecido como torrenciais e têm características de serem rápidas e abundantes.• Frontais: esse tipo de chuva tem sua origem a partir do encontro entre uma massa de ar fria e uma quente.As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande. Em virtude da imensidão do território brasileiro (8 514 876 km²), são identificados diversos tipos de climas, sendo os principais:Equatorial, tropical,tropical de altitude,tropical úmido,semiárido ,subtropicalA maior parte do país pertence à Zona Climática Intertropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio) sendo, portanto caracterizado como a principal clima brasileiro o clima tropical , isto é, abrangendo a maior região do país. O extremo sul do Brasil, por sua vez, integra a Zona Climática Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico).As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande. Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus , cumulus, stratus Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu. Cumulus são massas individuais globulares de nuvens,
1) Podemos definir chuva como:
10 pontos
fenômeno natural com precipitação de água
fenômeno natural somente nos climas equatoriais
ausênia de precipitação
fenômeno que ocorre somente nos trópicos
2) Chuvas orográficas são caracterizadas por:
10 pontos
encontro entre duas massas de ar
excesso de chuvas no trópico de cãncer
encontro das nuvens com barreiras naturais ( serras )
encontro de duas massas de ar quentes
3) É o principal clima qua atua no Brasil.
10 pontos
Equatorial
Tropical
mediterrâneo
temperado
Respostas
Resposta:
1)Chuva é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra. Durante o fenômeno da precipitação, gotas pequenas crescem por difusão de vapor de água.
2)Chuva orográfica ou chuva de relevo é a chuva provocada pelas condições do relevo. Ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima.
3)Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical. Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão.
Explicação:
Sim, está tudo correto, mas é bom complementar.
Espero ter ajudado.