(Vunesp – SP) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80 °C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode se explicada pelo fenômeno da: a) fusão. d) liquefação. b) solidificação. e) ebulição. c) sublimação.
Respostas
Temos a passagem direta do estado sólido para o estado gasoso, processo endotérmico (absorve calor).
O naftaleno (naftalina) terminam por desaparecer sem deixar ruídos em temperatura ambiente devido ao fenômeno de sublimação (Letra C).
A naftalina é muito utilizada justamente devido à sua eficiência como um repelente natural, a qual é colocada em armários e guarda-roupas. Nesse sentido, sua massa vai diminuindo com o passar do tempo porque ela, inicialmente em estado sólido, aos poucos, vai passando diretamente para o estado gasoso, sem perpassar pelo estado líquido.
Esse fenômeno é denominado de sublimação, o que difere-se da fusão, que consiste na passagem do estado sólido para o líquido e da ebulição, que pode ser explicado pela passagem do estado líquido para o gasoso. A sublimação é um processo endotérmico, no qual o sistema absorve energia térmica, aumentando o grau de agitação das partículas.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/5193382