*Urgente*
urgente alguém pode me ajudar a fazer uma redação sobre o tema " heroina" bom, tem que ter nome, idade nacionalidade e routina.
quem puder ajudar ficarei extremamente agradecida.
Respostas
A heroína é uma droga derivada da papoula, sintetizada a partir da morfina: substância bastante utilizada no século XIX pelas suas propriedades analgésicas e antidiarreicas. Como outras drogas originárias desta planta, a heroína atua sobre receptores cerebrais específicos, provocando um funcionamento mais brando do sistema nervoso e respiratório.
Descoberta sua potencialidade em causar dependência química e psíquica de forma bastante rápida, sua comercialização foi proibida na década de vinte. Entretanto, principalmente no sudeste asiático e Europa, essa substância é produzida e distribuída para todo o mundo clandestinamente.
Apresentando-se em sua forma pura como um pó branco de coloração esbranquiçada, é utilizada mais frequentemente de forma injetável, após aquecimento. Além disso, alguns usuários a inalam ou aspiram.
Seus efeitos duram aproximadamente cinco horas, proporcionando sensações de bem-estar, euforia e prazer; elevação da autoestima e diminuição do desânimo, dor e ansiedade.
Como esta droga desenvolve dependência e tolerância de forma bastante rápida, o usuário passa a consumi-la com mais frequência com o intuito de buscar o mesmo bem-estar provocado anteriormente, e também de fugir das sensações provocadas pela abstinência. Essa, que surge aproximadamente vinte e quatro horas após seu uso, pode provocar diarreia, náuseas, vômitos, dores musculares, pânico, insônia, inquietação e taquicardia.
Assim, formas de obtê-la passam a ser o foco de suas vidas, gerando consequências sérias. Constantes vômitos, diarreias e fortes dores abdominais, perda de peso, depressão, abortos espontâneos, surdez, delírio, descompassos cardíacos, incapacidade de concentração, depressão do ciclo respiratório, colapso dos vasos sanguíneos; além de problemas relacionados às interações sociais e familiares são algumas consequências que o usuário está sujeito, em médio prazo. Além disso, no caso de pessoas que a utilizam na forma injetável, há chances de ocorrer necrose de tecidos e de se adquirir diversas doenças, como AIDS, hepatites e pneumonias, em decorrência da utilização de seringas compartilhadas.
A maioria dos casos de morte por overdose é consequência de paradas respiratórias decorrentes de seu uso prolongado, ou de uso concomitante com outras drogas.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
Mulheres heroínas do Brasil
Mulheres que Fizeram a História do Brasil
A história do Brasil está cheia de mulheres importantes e incríveis que marcaram sua época. São índias, brancas, negras, mulatas cheias de garra que fizeram a diferença na paz e na guerra.
Confira abaixo uma lista com 20 dessas mulheres extraordinárias:
Paraguaçu (1495-1583) - Índia Tupinambá
Ana Pimentel (1500?-?) - Procuradora e administradora
Chica da Silva (1732-1796) - Escrava alforriada
Maria Quitéria (1792-1853) - Militar
Anita Garibaldi (1821-1849) - Líder militar
Maria Tomásia Figueira Lima (1826-1902) - Abolicionista
Princesa Isabel (1846-1921) - Princesa Imperial do Brasil
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) - Compositora, pianista e maestrina
Narcisa Amália de Campos (1856-1924) - Jornalista e poeta
Tarsila do Amaral (1886-1973) - Pintora e desenhista
Bertha Lutz (1894-1976) - Botânica, advogada e militante feminista
Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) - Médica e deputada
Carmen Miranda (1909-1955) - Cantora e atriz
Enedina Alves Marques (1913-1981) - Engenheira civil
Zilda Arns (1934-2010) - Fundadora da Pastoral da Criança
Maria Esther Bueno (1939-2018) - Tenista
Cristina Ortiz (1950) - Pianista
Ana Cristina Cesar (1952-1983) - Poeta e tradutora
Raimunda Putani Yawnawá (1980) - Pajé Yawnawá
Daiane dos Santos (1983) - Ginasta
Diana de Themiscyra representa o melhor da humanidade e da feminilidade. Forte, compassiva, destemida e independente, como a Mulher Maravilha Diana é um pilar da Liga da Justiça e um dos maiores nomes e guerreiras de todo o Universo DC.
E embora suas origens no mundo real sejam complexas, William Moulton Marston e suas inspirações Elizabeth Holloway Marston e Olive Byrne criaram uma personagem igualmente complexa que se tornaria um ícone feminista.