A formação da fossa tectônica, onde se encontra o Vale do Paraíba, se deu através de processos internos ou externos formadores do relevo? Explique.
E PRA HOJEEE!!
Respostas
Resposta:As fossas tectônicas são formas de relevo constituídas pelo afastamento entre duas placas tectônicas, o que provoca a formação de uma zona de relevo de baixa altitude, isto é, uma depressão relativa, chamada nesse caso de graben. As regiões que se posicionam ao redor desse graben são chamadas de horst e apresentam elevações em relação ao terreno ao seu redor.É importante que não se confunda as fossas tectônicas com as fossas oceânicas.Também existem casos de fossas tectônicas no Brasil. Podemos citar, por exemplo, a fossa do Vale do Paraíba e a do Recôncavo Baiano, sobre as quais se formaram bacias sedimentares, haja vista que essas zonas de depressão são propícias para o acúmulo de sedimentos. No caso do Recôncavo, o processo favoreceu a formação de petróleo, bastante explorado economicamente.
Resumo:As fossas tectônicas são formas de relevo constituídas pelo afastamento entre duas placas tectônicas, o que provoca a formação de uma zona de relevo de baixa altitude, isto é, uma depressão relativa, chamada nesse caso de graben. As regiões que se posicionam ao redor desse graben são chamadas de horst e apresentam elevações em relação ao terreno ao seu redor.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO