Nos tratamentos dentários deve-se levar em conta a composição dos materiais utilizados nos restaurados, de modo a haver compatibilidade entre estes e a estrutura dos dentes. Mesmo quando ingerimos alimentos muito quentes ou muito frios, espera-se não acontecer tensão excessiva, que poderia até vir a causar rachaduras nos dentes. Entre as afirmativas a seguir, qual a mais adequada para justificar o fato de que efeitos desagradáveis dessa natureza podem ser evitados quando:
Respostas
Resposta:
C) o coeficiente de dilatação do material do qual são compostos os dentes tem uma valor bem proximo do coeficiente de dilatação desses materiais
Explicação:
Em decorrência do aumento da temperatura, os corpos sofrem dilatação térmica.
Quando um corpo recebe calor, a sua temperatura pode sofrer uma variação. Esse aumento da temperatura está associado ao aumento da agitação das moléculas que compõem o corpo.
A dilatação volumétrica representa a variação de volume de um corpo decorrente da variação da agitação molecular do mesmo que ocorre quando variamos a sua temperatura.
O aumento da agitação molecular do corpo causa um aumento de seu tamanho. Se o dente dilatar mais pode ocorrer rachadura.
Quando um corpo é resfriado, ou seja, quando ele cede calor, ocorre uma diminuição do seu tamanho. Se o material diminuir mais de tamanho, o dente também poderá rachar.